Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alex Rocha explica o neurofeedback como tratamento dos sintomas do TDAH

A pessoa com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) tem um corpo de fusca e a mente como uma ferrari. A analogia foi feita pelo psicólogo Alex Rocha para explicar o transtorno, em palestra realizada para colaboradores do Sistema Federação das Indústrias do Estado Amazonas (FIEAM), no Clube do Trabalhador. “Saio cheio de energia, mas capoto nas curvas”, explanou o palestrante que também possui TDAH, ao abordar o neurofeedback como tratamento para melhoria dos sintomas.

De acordo com o psicólogo, o neurofeedback é uma espécie de biofeedback, terapia que utiliza instrumentos eletrônicos para ajudar os pacientes a desenvolver consciência e controle sobre processos psicofisiológicos. “O objetivo é desenvolver no indivíduo a autoconsciência sobre os processos eletroquímicos do cérebro de modo a aumentar a capacidade de autorregulação sobre a atividade cerebral e, consequentemente, sobre os estados mentais”, esclarece

“O neurofeedback tem se mostrado uma ferramenta eficaz no manejo do TDAH e do TDA (Transtorno de Déficit de Atenção), proporcionando aos pacientes uma melhoria significativa na atenção, na impulsividade e na hiperatividade”, afirmar Rocha, que destaca a importância de abordagens terapêuticas inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

 

 

 

 

Para o estudante do Colégio Santa Dorotéia, Lucas Lima Tomaz, 19 anos, a palestra foi muito interessante, principalmente para ele que tem TDAH e cuida de alunos com a condição. “Hoje eu sou um mediador, trabalho com pessoas que têm TEA (Transtorno do Espectro Autista) nível 1 de suporte, nível 2 e 3, e com TDAH. Para mim é uma experiência de empatia. Quando criança tive pressão da minha família e escola, e hoje, trabalhando com crianças, sei que elas precisam de um mediador, para acompanhamento das atividades”, frisa o estudante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na plateia do evento, a instrutora de línguas de sinais e administração, Bruna Marcia Soares, da Escola SENAI Antônio Simões, interpretou a palestra completa ao colaborador Filipe Paixão, que atua na área administrativa da mesma escola, desde 2016, e tem deficiência auditiva. “Para ela foi uma satisfação poder contribuir para o entendimento dele na palestra. É muito importante, porque isso faz parte da inclusão dele, ele se sente pertencente ao ambiente”, completou a instrutora.

 

 

 

Promovido pela FIEAM, por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), o Ciclo de Palestras já agendou encontros para julho e outubro. No dia 20 de junho será a vez de Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, referência em superação e inovação, que vem expor sua visão futurista e soluções práticas para impulsionar a criatividade, a competitividade e a adaptabilidade do Sistema FIEAM às novas demandas do mercado.

Para encerrar o ciclo, no dia 17 de outubro, o administrador de empresas, especialista em marketing e vendas Fernando Gabas trará suas estratégias inovadoras e eficazes para aumentar a captação de clientes, fidelizar a carteira de clientes e fortalecer a marca do Sistema FIEAM no mercado.

O psicólogo é autor do livro “Superando o TDAH: neurofeedback e terapia cognitiva comportamental na melhoria dos sintomas do déficit de atenção e hiperatividade”, com prefácio de Ana Beatriz Silva.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!