Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SESI destaca importância da gestão da Saúde e Segurança no Trabalho

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e conscientizar acerca das legislações contidas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o SESISAÚDE realizou ontem (18) no Clube do Trabalhador do Amazonas a primeira edição do “Café com SST”, sigla para Saúde e Segurança no Trabalho para aproximadamente 100 representantes de indústrias. A iniciativa pretende chamar a atenção das indústrias para a importância da boa gestão dos programas de SST.

“A mudança das legislações, ocorrida há dois anos, tornou o PGR um guarda-chuva de todas as ações que uma empresa precisa fazer para cumprir as normas de saúde e segurança, substituindo o antigo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que não tinha toda a robustez que hoje o PGR tem”, explica o gerente de SST do SESISAÚDE, Cláudio Palheta, ressaltando que o evento nasceu após se verificar que muitas empresas ainda enfrentam dificuldades gerenciar as normas, devido à falta de aprendizado sobre o assunto.

Samuel Serrão, técnico de segurança no trabalho do SESI, ao abordar a Norma Regulamentadora NR 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos), destacou o propósito de esclarecer como o programa deve ser implementado e gerenciado na empresa, quais as responsabilidades, o prazo de validade do programa, o inventário de riscos e plano de ação, assim como as principais dificuldades na implementação e estratégias para implementação e gerenciamento do PRG.

Pontuando as diretrizes e os requisitos para o desenvolvimento do PCMSO nas organizações, a médica do trabalho do SESISAÚDE, Renata Xavier, compartilhou quais iniciativas que uma empresa deve tomar no campo de saúde de seus empregados e como deve estar harmonizada com as normas reguladoras, em especial a 07.  “Investir na saúde, é investir no bem-estar de seus trabalhadores, contribuindo na redução dos custos por afastamento de doenças relacionadas com o trabalho”, afirma a médica.

Na ocasião também foi realizado o lançamento do Mentis 360, produto do SESI que realiza a gestão de dados de saúde mental dos trabalhadores. De acordo com Haldo Gonçalves, especialista do SESI, a plataforma consiste em um mapeamento detalhado em que a empresa poderá visualizar um panorama da saúde mental por área, entendendo melhor como os trabalhadores estão se sentido e podendo, com isso, por meio de um dashboard, planejar e implantar ações que promovam o bem-estar da empresa a partir de dados estruturados e seguros.

“A ferramenta é superintuitiva. O trabalhador responderá um questionário científico e a empresa terá uma amostra do cenário detalhado da saúde mental da organização. Da mesma forma, o trabalhador, após responder o questionário, terá um resultado individual e o resultado geral dos empregados. Além disso, a plataforma contém conteúdo personalizado, desenvolvido por especialistas, para acesso e leitura”, detalha Gonçalves.

A programação que durou até meio dia, contou também atividades de macroginásticas, palestras sobre higiene ocupacional, instrumentação, avaliação de radiação não ionizante, além de sorteios.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!