Evento destaca ganhos em Saúde e Segurança do Trabalho para indústria

Movidos pela ideia de que indústria saudável se faz com trabalhadores saudáveis, o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e Serviço Social da Construção Civil (SECONCI-AM) promoveram evento sobre prevenção de acidentes e doenças no trabalho, que reuniu na sexta-feira representantes da área de segurança das empresas no Polo Industrial de Manaus no SESI Clube do Trabalhador.

Engenheiro de Segurança do Trabalho destaca importância dos programas legais para prevenção de acidentes

Na ocasião, o supervisor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), do SESI Amazonas, Cláudio Palheta, destacou o propósito de estimular as empresas à reflexão sobre a importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, ciente de que uma cultura de segurança e saúde sólida é benéfica para todos os atores envolvidos (trabalhadores, empregadores e governo)

O gerente geral de SST da Renault do Brasil, Paulo Zétola, que abordou sobre Gestão Integrada de Saúde, Bem-Estar e Segurança no Trabalho, ressaltou o papel do gestor na identificação das causas e controle das doenças no ambiente de trabalho. “A partir da verificação dos problemas existentes no ambiente de trabalho é possível implementar medidas de controle, para que haja o gerenciamento dos riscos dentro e fora desse ambiente”, sugeriu.

De acordo com Zétola, o gestor tem que ter em mente que uma boa avaliação de risco no ambiente de trabalho é a principal atividade a ser feita. O professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e engenheiro de Segurança do Trabalho, Mário Sobral, também recomendou o cumprimento dos programas legais para a prevenção de acidentes e doenças de trabalho.

Sobral afirma que os programas estimulam o planejamento de ações preventivas e que as organizações devem estabelecer e manter programas de gestão de acidentes e doenças do trabalho independente de obrigatoriedade legal.

“Os programas podem ser realizados conforme a necessidade em função daquilo que o gestor identificou”, orientou Sobral. A criação dos programas serve para que pessoas leigas (empregador, empregados) tenham a direção sobre ações se tratamento de segurança do trabalho.

O evento do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho contou com representantes das áreas de Recursos Humanos, Segurança e Saúde do Trabalho e diretores das indústrias, como forma de divulgar e servir de alerta para toda a empresa. A técnica de Segurança do Trabalho da Sovel da Amazônia, Itaciara Menezes, afirmou que a oportunidade de trocar conhecimentos sobre segurança e saúde no trabalho ajuda a evitar e minimizar acidentes e doenças dentro das indústrias. “O debate é uma forma de reciclar aquele conhecimento prévio e reduzido que tínhamos sobre o assunto”, relatou a técnica.