
A programação fez parte da Semana do Meio Ambiente
Cerca de 80 alunos da Educação Básica do SESI articulada com a Educação Profissional do SENAI (EBEP), visitaram na manhã de hoje (6) o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Aleixo. A troca da sala de aula pelo percurso das trilhas e o contato com os animais fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente, comemorada pela instituição desde a última segunda-feira.
De acordo com o técnico do SENAI, Márcio Veneza, o objetivo da visita foi despertar os alunos para a conscientização ambiental.
“O SESI e o SENAI preocupam-se em trabalhar essa questão com seus alunos e funcionários. A instituição sensibiliza para o processo de reciclagem e adotou a substituição do copo descartável pela garrafinha individual. Esse passeio, em especial, permitiu o contato, com a fauna e a flora, além de conhecimentos sobre meio ambiente. Dessa forma o aluno será um profissional mais consciente no mercado de trabalho”, disse Veneza.
O passeio do grupo começou por volta das 10h30 da manhã. A primeira atração foi a ariranha, logo em seguida, os alunos encantaram-se com o famosos peixe-boi. A Casa da Ciência, os jacarés e o poraquê (conhecido como peixe elétrico) também despertaram a curiosidade dos jovens.
O aluno do curso de Instalador Hidráulico Predial, Giovane Fernandes (21), parabenizou a iniciativa da instituição. “Experiências como essa fazem o diferencial em nosso currículo. Lá no mercado de trabalho, quando tivermos em campo, poderemos auxiliar os técnicos nos projetos de meio ambiente. Trabalhando de uma forma que não agrida o meio ambiente”, ensina Fernandes.
Sobre o EBEP
Os cursos do ensino articulado SESI e SENAI têm duração de 19 meses ou 1.600 horas. A metade do curso é desenvolvida em tempo integral na escola, em que o aluno recebe o ensino médio do SESI pela manhã, e o aprendizado profissionalizante à tarde. As outras 800 horas são realizadas dentro das empresas que recebem os alunos do EBEP como aprendizes, seguindo o regime firmado na Lei 10.097/00, referente ao contrato de aprendiz.
O EBEP iniciou-se no Amazonas em 2006. E, hoje, tem 79 alunos matriculados nos cursos Instalador Hidráulico Predial e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
[nggallery id=89]