Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Voto consciente

16 DE OUTUBRO DE 2018

 As eleições para governador do Estado e presidente da República, que serão decididas em segundo turno, exigem de toda a população uma análise acurada do que realmente necessitamos para alcançar estabilidade econômica, geração de empregos, melhor assistência médica e hospitalar, qualidade na educação e na segurança pública. São cinco principais itens, em escala de importância, para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico do País e dos estados.

Nós, da Amazônia Ocidental, precisamos de políticas públicas federais e estaduais que eliminem os principais obstáculos ao crescimento, contribuindo para construir opções de novos negócios, viáveis economicamente. Ações que tornem a indústria regional mais competitiva, inovadora e sustentável. Devemos pensar com bastante cuidado sobre os planos e projetos de governo que cada candidato pretende implementar, se eleito for.

Avaliemos qual das propostas para governar o Amazonas, e o Brasil, se adequa melhor às principais aspirações da população e das entidades que representam as classes produtivas, ou seja, trabalhadores e empresários. Analisemos os programas que possam eliminar ou diminuir os gargalos provocados pelas deficiências de infraestrutura, que atingem a produção, o transporte, a telecomunicação e a má qualidade de energia. Alguns gargalos dependem de ações federais, outros de ações estaduais, mas todos podem ser englobados numa pauta de prioridades a ser atacada com a participação ativa e influência política do governo estadual e dos nossos representantes eleitos para compor o Legislativo Federal.

Devemos optar por candidato que proponha investir em educação e na formação de mão de obra especializada, fatores de forte impacto sobre o crescimento econômico, capazes de promover uma rápida evolução da produtividade e do grau de tecnologia dos processos produtivos. Precisamos votar em candidato que apresente políticas públicas formadoras de profissionais treinados para planejar, negociar, interpretar dados e informações, aplicar conceitos na solução de problemas e ter pensamento crítico.

Com o surgimento e evolução da Indústria 4.0, faz-se imprescindível a qualificação do capital humano para a transformação da produção industrial com novos processos, produtos e modelos de negócios, pois os sistemas convencionais de produção gradualmente se tornarão obsoletos.

Outro fator importante é o sistema tributário, tanto em nível nacional como estadual será preciso preservar as condições de equilíbrio e competição de mercados, respeitando os princípios de um sistema eficiente, que seja simples, neutro, transparente e isonômico. O Sistema tributário é muito complexo e representa uma barreira ao surgimento de mais empreendedores, além de ser fator fundamental no aumento de custos para as empresas. Os candidatos ao governo do Amazonas e à Presidência do Brasil precisam ter compromisso com a realidade amazônica e a preservação do nosso principal motor do desenvolvimento, o projeto econômico Zona Franca de Manaus.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!