Superintendente do CN-SESI destaca as ações do SESI e SENAI no Amazonas

Em visita ao departamento regional do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), o superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI, general Pedro Fioravante, disse que enfrenta restrições regimentais para destinação do orçamento para atividade fim elevadas, inclusive com alterações no regime interno do SESI Nacional, mas se comprometeu em ser um aliado do Sistema FIEAM, em Brasília, na divulgação das ações de educação, saúde e lazer aos demais conselheiros. A afirmação foi feita durante sua passagem por Manaus, que se encerra nesta quarta-feira (20), para conhecer as ações realizadas pelo SESI Amazonas.

Na ocasião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, entregou placa ao superintendente. Fioravante agradeceu a homenagem e parabenizou o trabalho de todos do Sistema FIEAM, por perpetuarem o conhecimento, principalmente, nos locais de difícil acesso ao ensino, como é o caso do interior do Amazonas, com os Barcos-escolas Samaúma, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas).

“Acho que aqueles que passam conhecimento, que ajudam outras pessoas, se eternizam. E por tudo que vimos aqui, conhecendo o interior do Amazonas, como nós conhecemos, o contato com os ribeirinhos, através dos rios, levando esperança para um povo trabalhador, que não almeja grandes coisas, mas que almeja ter uma vida digna, ter uma renda, fruto do seu trabalho, e isso está sendo oferecido pelo Sistema FIEAM”, disse Fioravante.

A comitiva passou pela Escola SESI Dr. Francisco Garcia, que oferece turmas em tempo integral e parcial, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, onde também visitou os berçários, a sala de robótica, enfermaria e demais áreas do complexo, que tem capacidade para atender cerca de duas mil crianças a partir de quatro meses.

A superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, anunciou aos visitantes que este ano 56 formandos do SESI/SENAI vão receber a dupla certificação de ensino médio com formação técnica e profissional em Eletrotécnica.

O SESI e SENAI vão consolidar em 2022 o quarto ano de implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas, sendo as respectivas instituições pioneiras no estado na adaptação e oferta do novo formato de ensino, que se torna obrigatório, a partir do próximo ano para todas as escolas da rede pública e privada, conforme alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Instituto SENAI de Inovação

O primeiro dia de visita foi finalizado nas dependências do SENAI Amazonas, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer as ações realizadas no Instituto de Inovação do SENAI (ISI Micro), que desde fevereiro está credenciado junto ao Capda (Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) e apto a receber recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento (P&D) oriundos de empresas beneficiárias da Lei nº 8.387/1991 (Lei de Informática da Zona Franca de Manaus).

Na ocasião o diretor regional, Rogério Pereira, e sua equipe de técnicos e profissionais da área de inovação, apresentaram seus equipamentos de última geração, além do laboratório de microscopia, que oferece desde a microscopia eletrônica de varredura em modo ambiental até a de transmissão de alta resolução, com imagens ampliadas em até um milhão de vezes e aparência tridimensional.

“O laboratório de microscopia está apto a trabalhar em diversas linhas de pesquisa, como desenvolvimento de produto, engenharia reversa, controle de qualidade, avaliação de matérias-primas e produtos finais”, disse o diretor.

O ISI Micro integra uma rede formada por 26 Institutos de Inovação implantados em todo o país pelo SENAI para atender diferentes demandas da indústria. É a maior rede privada para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do setor.

A comitiva está composta, além do general Fioravante, pelo assessor especial, Marcelo Lassance, gerente de Planejamento, Gestão e Fiscalização, Fanie Ofugi, membro do Conselho Nacional e diretor da Força Sindical, Rogério Aquino, secretaria executiva, Maria Juliana Videles e a assessora de comunicação, Gisele Diniz.