Começa o modelo de ação articulada entre sindicatos e as áreas de mercado do Sistema FIEAM
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) recebeu nesta segunda-feira (4) a equipe de Desenvolvimento Mercadológico da Unidade de Relações com o Mercado da Confederação Nacional da Indústria (UniMercado – CNI), que apresentou o modelo de atuação articulada entre as áreas sindical e de mercado do Sistema Indústria. A iniciativa busca ampliar a oferta de soluções para os sindicatos e as indústrias, estimulando o associativismo.
O projeto será implementado no Sindicato das Indústrias de Material Plástico (Simplast) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (Simmmem), filiados à FIEAM, com apoio da área de Mercado das instituições que formam o Sistema FIEAM (FIEAM, SESI, SENAI e IEL). Após testes, projeto será expandido para os demais sindicatos.
“Na prática, vamos atuar mais próximos daqueles que o próprio Sistema FIEAM representa, com maior interatividade e capacidade de apresentarmos e criarmos soluções para os nossos associados”, disse Azevedo.
Azevedo cita como bom exemplo de ação articulada entre as instituições do Sistema FIEAM, o Simmmem, do qual também é presidente, que já desenvolve uma gama de cursos para as suas empresas associadas, por meio do IEL Amazonas.
De acordo com a gerente da UniMercado da CNI, Ana Maria Raposo, o modelo conta com estratégias de abordagem individuais iniciadas pela área de mercado e sindicato, e abordagens coletivas, também iniciadas pela área sindical e a partir das soluções já existentes.
“Podemos aproveitar ações já existentes em nossos calendários para atingir o público estimado, eventos grandes que tenham como público a indústria. Eventos realizados por sindicatos, por exemplo, direcionados a ramos específicos, são oportunidades boas para mostrar os serviços e produtos oferecidos pelo Sistema Indústria”, frisou Raposo.
O modelo deu o pontapé inicial em 2016, e hoje já está implantado em 20 federações, incluindo o Amazonas. Ao todo, já foram alcançados 76 sindicatos, com 953 empresas associadas, 8.695 indústrias visitadas, por 121 agentes de mercado e 2.964 contratos assinados.
O projeto tem duração mínima de um ano, a contar do primeiro encontro com área de mercado e sindicados, que em Manaus ocorreu em 4 de junho, com previsão de encerramento e plano de incorporação em junho de 2019, de acordo com o cronograma da UniMercado da CNI.



