A competição estimula crianças e jovens, de 9 a 15 anos, ao gosto pela engenharia, matemática e tecnologia
Estudantes das escolas públicas e privadas terão encontro marcado com a ciência, matemática e tecnologia no Torneio de Robótica First Lego League (FLL), nos dias 4 e 5 de novembro no Salão de Eventos do SESI Clube do Trabalhador (Av. Cosme Ferreira, 7399 – São José). Pela décima vez, Manaus será a sede do certame regional da competição, que vai até a fase internacional, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a ciência e engenharia. O evento é aberto ao público em geral.
Estão confirmadas 18 equipes do Amazonas, duas equipes de Roraima e uma equipe de Rondônia. Além das Escolas SESI, a competição vai contar com a participação de escolas públicas e privadas, como o Colégio da Policia Militar VII, Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
O Torneio de Robótica FLL segue o formato de competições esportivas, em que são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Inovação (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism™) e Desafio do Robô.
Os participantes são estudantes de nove a 15 anos de idade, que formam times compostos de quatro a 10 competidores. As equipes são mediadas por um técnico adulto, podendo contar também com um mentor.
Os torneios regionais serão realizados durante os meses de outubro e dezembro para selecionar os representantes da competição nacional, que será realizada, em Brasília, no estádio Mané Garrincha. O torneio nacional, por sua vez, classificará as equipes para participar do torneio internacional, em Houston, nos Estados Unidos.
Temporada 2022/2023
Batizada de “SuperPowered”, a temporada atual desafia jovens a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Logo, os participantes devem idealizar um novo caminho para o futuro da energia.
“Os projetos que as equipes estão desenvolvendo visam à geração de energia de forma renovável e sustentável, sem a queima de combustíveis fósseis que agridem o meio ambiente. Para isso, os alunos aprendem todo o passo a passo de como realizar uma pesquisa científica, além dos princípios de liderança com foco no trabalho em equipe e na oratória”, afirma o professor da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, Jefferson Silva.
O evento da próxima semana é aberto ao público e terá, além das tradicionais disputas entre os participantes, uma palestra exclusiva realizada pela Criteria Energia Solar, empresa convidada a compartilhar sua experiência no mercado de energia renovável. Assim como o show da finalista do The Voice Kids 2021, Izabelle Ribeiro.