“O Jovem e a Empregabilidade” é o tema da 2ª Ação Comunitária do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) a ser realizada neste sábado (9), de 9 às 15 horas, no Centro de Atividade Dr. Dioclécio de Miranda Corrêa, localizado na Rua Brasília, s/n, no São Jorge. A ação é direcionada a comunidade do entorno e de bairros adjacentes, com palestras e treinamento, ações de cidadania, atividades de lazer e cultura, atividades de rua e emissão de documentos.
Nas ações de cidadania, o público receberá orientações e aconselhamentos sobre direitos e deveres de crianças e adolescentes, captação de pessoas para o mercado de trabalho, cadastramento para Bolsa Família, atendimento oftalmológico, além de serviços de corte de cabelo, escova e chapinha, cadastramento para estágios e encaminhamento de emprego com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas).
Para as crianças, a Ação Comunitária oferecerá brinquedos infláveis, cama elástica, degustação de refrescos, refrigerantes e café, além de pintura facial, pintura de desenhos e ação educativa com palestras.
Na parte de documentação, os parceiros do SESI vão oferecer a 1ª via da carteira de trabalho. Para retirar o documento será necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já para a 2ª via da carteira, é necessário apresentar a carteira anterior ou, em caso de perda ou roubo, levar Boletim de Ocorrência (B.O.) constando número e série da carteira.
Durante todo o dia, os interessados poderão se inscrever no Cadastro Unico para Programas Sociais e receber atendimento do Programa Bolsa Família e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para isso, será necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho (Bolsa Família), título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar para crianças. Para o Pronatec é necessário também certificado de escolaridade concluído ou cursando, e se menor de 18 anos os documentos do responsável.
A Ação é uma realização do SESI Amazonas em parceria com o IEL Amazonas, A.L. Comércio de Purificadores, Amazonas Copiadora Ltda, Associação de Moradores do São Jorge, Bio Extratos, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Instituto Embelleze, Medicinal, Ótica Diniz, Recicla Manaus, Samsung, Sine Amazonas, Top Internacional Ltda e Três Corações.



