Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SESI promove experimentos científicos para crianças

Experimentos científicos ao vivo, curiosidades e descobertas de deixar o cabelo em pé marcaram a performance da equipe do Ciência em Show, na sexta-feira (6), no segundo piso do Amazonas Shopping. Ao promover o evento na praça de um centro comercial, o SESI procurou mostrar que o ensino de ciências para crianças e jovens pode ser feito de forma descomplicada, com ludicidade, como faz em sala de aula.

A equipe do Ciência em Show apresentou para crianças e adultos conceitos de física para explicar fenômenos como eletrização dos fios de cabelo e gravidade dos copos. “A ciência está em toda parte e em todo lugar e através de experimentações nós mostramos isso para a plateia, aproximando o público da ciência, fazendo com que eles vivenciem fenômenos e tentem sair das situações problemas através da experimentação”, disse a professora de Física do Ciência em Show, Waleska Martinelli.

O professor de Ciências Naturais, Paulo Borges, também integrante da equipe, explica que nas apresentações o foco maior é mostrar que fazer ciência é muito legal, inclusive em sala de aula. “Muitas vezes nas escolas a ciência é dura, pesada, mas ela não é isso, a ciência está no dia a dia, então fazer isso de forma prática, torna tudo mais interessante e estimula as crianças e adolescentes a quererem aprender mais e buscar mais conhecimento”, disse ele.

A dupla Diogo e Amanda Dias, de 7 e 8 anos respectivamente, foram os primeiros corajosos a participar dos experimentos. Com o atrito de um balão no cabelo, os físicos e cientistas mostraram para a criançada como acontece a transferência de cargas elétricas do cabelo para objeto, deixando todos de “cabelo em pé”.

“Nós três amamos essas programações que unem ciência e inovação, apesar de ser bem raras de acontecer na cidade. O SESI trouxe algo novo para essa geração que sempre consome muito sobre ciência pela internet. Mostrar como que se faz e porque tais coisas acontecem como consequência é sensacional, vejo que desperta neles a curiosidade em aprender”, relatou Daniele Dias, 39, que veio acompanhar o filho (Diogo) e a sobrinha (Amanda).

A dona de casa Sarah Assunção, 46, se candidatou para fazer parte do outro experimento, esse com a máquina eletrostática, equipamento utilizado para criar eletricidade estática. Chamando atenção de todos os presentes, ao colocar as mãos na cúpula energizada, Assunção ficou com o cabelo eletrizado e produziu um efeito de arrepio nos seus fios. Acompanhada dos filhos Israel e Ana Lídia, de 6 e 11 anos respectivamente, Sarah conta que a ciência já faz parte da rotina do ensino dos filhos desde muito cedo.

“Na escola percebo que os dois gostam muito de ciência, física e matemática, naturalmente isso está sendo despertado neles e costumo estimular sempre. Hoje, por exemplo, nessa programação do SESI eles não querem ir embora, estão vidrados em cada experimento e isso é muito bacana”, contou Assunção.

A metodologia aliada sempre à inovação tecnológica do Ciência em Show é a mesma aplicada nas Escolas SESI. De acordo com a gerente da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, Ana Karina Holanda, a proposta é que a criança aprenda brincando, de forma que a ciência seja vista em práticas diárias e isso simplifique o ensino e a comunicação na área.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!