
O SESI participou ontem (30/10) da 1ª Virada Ambiental promovida pela Secretaria Municipal da Juventude, no Parque dos Bilhares, Avenida Constantino Nery, na Chapada, Zona Centro-Sul. A Virada Ambiental teve por objetivo conscientizar a população à preservação do meio ambiente e constou de atividades como limpeza do ambiente, recolhimento do lixo eletrônico, exposição de artesanato, distribuição de folhetos educativos pelas instituições que participaram do evento, além de shows musicais e apresentação de grupos de dança.
O SESI participou da Virada Ambiental com estande para divulgar o trabalho que realiza na área, com informações sobre os programas desenvolvidos. Na ocasião, os técnicos do SESI distribuíram folhetos educativos.
A gerente de Responsabilidade Social Empresarial do SESI, Simônica Sidrim, disse que na área socioambiental o SESI trabalha com duas vertentes, sendo uma para serviços destinados a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e outra para dentro da Instituição.
Destacou ainda a gerente que o programa de Otimização de Consumo promove a conscientização de toda a força de trabalho dos colaboradores, dependentes, clientes e fornecedores, para a redução e compensação dos impactos socioambientais que os negócios da Instituição causam no meio ambiente, além de geração de emprego e renda aos catadores de cooperativas.

Ela destacou os benefícios imediatos do programa, como a redução de copos descartáveis, papel, energia e água. A gerente disse também que a participação do SESI no evento, é uma forma de divulgar o programa, e que cuidar do meu ambiente é uma questão de sobrevivência e que todos são responsáveis pelos impactos causados ao meio ambiente.
Segundo Simônica, é preciso cuidar dos igarapés, dos animais, da floresta, para não quebrar a cadeia, evitando graves problemas para os habitantes da terra. De acordo com Sidrim, é preciso uma nova mudança de comportamento e que as novas gerações devem ser orientadas nas escolas e na família. “Um simples ato de não jogar papel na rua, é um bom começo”, disse.
Jordana Costa Siqueira, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental, na Unidade de Educação Adalberto Valle, foi um das participantes da Virada. Com apenas seis anos, Jordan já mostra preocupação com meio ambiente. Segundo a aluna do SESI, as pessoas não estão cuidando do meio ambiente, jogando lixo nos igarapés e nas ruas.
De acordo com a aluna do SESI, as pessoas devem ter mais consciência para que possam ter uma vida mais saudável, e que é preciso fazer a separação seletiva do lixo.
Para Sidrim, a educação ambiental deve começar cedo e que a escola e família são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
