SESI leva à empresa prevenção ao câncer no colo de útero

O Programa SESI Saúde da Mulher do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) está na empresa Impressora Amazonense Ltda (Impram) até sexta-feira (10). A ação faz parte das comemorações internas da empresa, pelo Dia Internacional da Mulher, com a coleta de exame preventivo e atualização de cartão de vacina das mais de 40 funcionárias efetivas da empresa. Os resultados dos exames serão entregues nas próximas duas semanas, com acompanhamento médico, na própria empresa.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de cinco mil mulheres morrem, ao ano em todo o Brasil, vítima de Câncer de Colo de Útero, e Manaus está entre as capitais com maior índice, disse a enfermeira e coordenadora do programa SESI Saúde da Mulher, Dagmar Silva.

Dagmar Silva, ao centro, e funcionárias da Impram que há sete anos realizam o preventivo pelo SESI Amazonas

“As mulheres, em maioria, não fazem prevenção e não coletam seus preventivos anualmente, se todas as mulheres amazonenses tivessem a cultura de coletar o preventivo, de se cuidar, com certeza iríamos mudar essa estatística”, disse Dagmar Silva.

“É importante destacar a prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), que infelizmente ocorrem pela falta de prevenção, vacinação com o HPV, e também pela troca de parceiros frequentes”, disse Kelly Mota, Clínica Imunizar, em palestra sobre DST e a Importância da Vacina HPV.

De acordo com Kelly, tanto o homem quanto a mulher devem se prevenir. O homem ao tomar a vacina fica prevenido de quatro tipos de câncer, sendo eles pênis, ânus, boca e garganta, já a mulher contra seis tipos, colo do útero, vagina, vulva, ânus, boca e garganta. Kelly lembra que a vacina contra HPV não é apenas para os adolescentes, mas para todos os adultos com a vida sexual ativa. A vacina são três doses, com intervalos de dois e seis meses, a partir da primeira dose.

Para a analista de Talentos Humanos da Impram, Érika Albuquerque, a parceria de sete anos realizada com o programa do SESI só trouxe benefícios à empresa, que ao longo desses anos chegou a detectar, em tempo hábil, mulheres com câncer de colo do útero no início, e que com tratamentos conseguiram acabar com a doença.

Kelly Matos da Clínica Imunizar fala sobre a prevenção de DST e a importância da vacina HPV para mulheres da Impram

“Isso é muito importante para nós, pois temos essa preocupação com as nossas colaboradoras, e como esse ano estamos trabalhando com o tema Qualidade de Vida, precisamos mobilizar e sensibilizar as mulheres para a importância da saúde”, disse Érika.

Para as funcionárias da Impram é de grande importância a preocupação da empresa em relação a qualidade de vida, principalmente para quem trabalha de 7h às 17h e não tem tempo suficiente para realização de exames, como é o caso do preventivo (Papanicolau).

“É muito importante esse programa para nós, uma oportunidade de fazer o nosso preventivo sem sair da fábrica, pois não é toda empresa que faz isso, então, acho importante a gente aproveitar a oportunidade e valorizar”, disse a líder de Produção, Nazaré Diogo Braga, 53 anos, há oito anos na empresa.

Os serviços são oferecidos nas unidades móveis do SESI e ambulatórios das próprias empresas, sendo cobrado por trabalhadora o valor de R$ 79,00. Para contratar os serviços da equipe do Programa SESI Saúde da Mulher, a empresa deve entrar em contato com o setor de Promoção da Saúde do SESI Amazonas, pelos números (92) 3186-6625 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Tel: (92) 3186-6576 Fax: (92) 3186-6579

Portal: http://www.fieam.org.br