O Programa SESI Ginástica na Empresa retoma suas atividades nas indústrias, com a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, a fim de evitar a disseminação da covid-19. Para isso, o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) elaborou um protocolo de Medidas Adicionais para as Atividades Físicas e Esportivas nas Empresas para que elas retomem suas atividades de forma segura.
“Por meio desta iniciativa, as empresas aceitaram o retorno às atividades presencias”, explicou o analista superior do programa no Amazonas, Haldo Gonçalves. O protocolo contém diretrizes e cuidados que os 11 profissionais farão durante as aulas presenciais.
SESI Ginástica na Empresa, como se anuncia, funciona dentro das instalações das empresas, com sessões de ginástica laboral e orientações sobre saúde e qualidade de vida, entre outros serviços. Os atendimentos presenciais foram reiniciados na 2ª quinzena de julho em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), no retorno gradual das atividades das indústrias.
Haldo Gonçalves lembra que o SESI é o único no mercado certificado pela ISO 9001:2015 no serviço de ginástica laboral. E também o único que desempenha a atividade com o quadro totalmente composto por professores formados, credenciados pelo conselho (CREF) e com especializações em Ergonomia. “Tudo isso visando ao melhor atendimento e com maior assertividade para contribuir para as empresas, proporcionando um ambiente saudável e seguro”, afirmou o analista.
O programa passou por uma reformulação, em conformidade com a NR-17 (Norma Regulamentadora), e hoje desempenha suas ações voltadas aos princípios ergonômicos. Um trabalho integrado da ginástica laboral e ergonomia, sendo um programa com aplicação de diagnósticos, emissão de relatórios, aulas dinâmicas e ações educacionais.
Os exercícios mais solicitados pelas empresas são para aliviar dores musculares, lombares e, principalmente, para fazer uma boa relação interpessoal com os demais colegas, para melhorar o ambiente de trabalho, além de exercícios respiratórios e de diagnóstico laboral. As atividades são realizadas de acordo com a necessidade das empresas, que vão de 5 a 15 minutos por sessão.
A Copag é uma das empresas que retomou as atividades do Programa SESI Ginástica na Empresa na 2ª quinzena de julho, realizando a atividade duas vezes na semana, incluindo transmissão ao vivo para 80 colaboradores que estão em home office e também aos que atuam fora de Manaus. No total, o programa beneficia 212 colaboradores da Copag em Manaus e 60 em São Paulo.
“Percebemos o quanto esta retomada foi importante para os colaboradores, pois estamos vivendo um momento de muita tensão em função dessa pandemia, e a atividade nos traz uma quebra dessa tensão, proporcionando momentos de relaxamento e atividades físicas
aos colaboradores, e também boas condições físicas e mentais a todos”, disse a coordenadora da área Gente e Gestão da empresa, Socorro Serrão.
De acordo com Serrão, os benefícios da adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional, tanto escritório quanto indústria, são evidentes para a prevenção de doenças laborais como redução do sedentarismo e fadiga, tensões e para a melhoria na interação entre os colaboradores. “Percebemos o quanto foi importante termos retomado a ginástica laboral na empresa para o bem-estar de todos”, afirmou a coordenadora.
Pandemia
No período de pandemia, os profissionais do SESI Ginástica na Empresa continuaram atendendo as empresas e demais interessados em cuidar da saúde por meio de vídeos, com dicas para enfrentamento à covid-19 e demais atividades de alongamento e aquecimento articular.
“As atividades laborais são realizadas para que os colaboradores das empresas saiam do seu cotidiano, tendo um alívio das tensões articulares, que são ocasionadas pelas repetições do trabalho no seu dia a dia, e assim prevenindo as doenças ocupacionais”, disse a educadora física Maria das Dores Aguiar.
As atividades repassadas de forma on-line atenderam, principalmente, empresas que estavam com seus funcionários em quarentena e que também não possuem estrutura para receber esse tipo de transmissão, disse a educadora do SESI.
A marca mais lembrada
A metodologia de ginástica laboral é própria do SESI e reconhecida como o melhor programa do País, tendo recebido o Prêmio Marca Brasil 14 vezes consecutivas (2006 a 2019). O prêmio é considerado um dos mais importantes do setor empresarial brasileiro, pois reconhece e destaca entre os fornecedores de produtos e serviços de vários setores da economia nacional, aqueles que apresentam o maior respeito entre seus consumidores.
Há mais de 30 anos no mercado de trabalho o SESI Ginástica na Empresa é o serviço de lazer e esportes de maior abrangência e reconhecimento em todo território nacional. No Amazonas o programa atua há 20 anos.
A principal intervenção do programa são as sessões de ginástica laboral, dentro ou fora das instalações das empresas, e que dispensam, por parte do cliente, investimento, pois geralmente o próprio posto de trabalho é o local da atividade.
Entretanto, para o atendimento, é necessária uma análise detalhada das possibilidades de atuação em função das características do espaço e também das atividades exercidas pelos trabalhadores.
“O exercício físico torna-se, nessa proposta, o meio principal de um processo educativo para promover o estilo de vida saudável do trabalhador”, disse Gonçalves.