SESI discute Saúde Mental com projeto “Janeiro Branco”

Diagnosticada com depressão, no ano passado, a psicóloga Keyla Solano, 51, emocionou o público presente no lançamento do projeto “Janeiro Branco”, promovido no último sábado (27), pelo Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), para chamar atenção sobre saúde mental e bem-estar.

Psicóloga do SESI, Tharzia Ferreira, abraça Keyla Solano após seu depoimento sobre depressão

“As pessoas têm a ideia de que como sou psicóloga estou acima do bem e do mal, porém eu sou humana, o fato de ser dessa área só vai me diferenciar na maneira como irei me posicionar diante dessa realidade, se eu vou me endeusar ou se eu vou me humanizar e eu resolvi me humanizar”, relatou Keyla. O primeiro passo, segundo ela, é a autoconsciência do adoecer, sem se diminuir, e enfrentar essa experiência que se tornou comum na sociedade.

Profissional que atua também como instrutora organizacional, Keyla se sentiu motivada a compartilhar sua experiência pessoal ao assistir a palestra “Saúde Mental”, proferida pela psicóloga do SESI, Tharzia Ferreira. O projeto “Janeiro Branco”, realizado pelo SESI em parceria com o Grupo TEN (Trocando Experiências com Networking), teve seu lançamento voltado basicamente para profissionais de Recursos Humanos de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego apresentados na palestra da psicóloga do Núcleo Integrado de Educação Continuada (NIEC), do SESI, Tharzia Ferreira, em 2016 a Previdência Social registrou o afastamento de 75,3 mil trabalhadores em razão de quadro depressivo. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

“Temos que falar desse assunto e fazer com que vá além dessa palestra, que seja discutido e levantado ao longo de todo o ano, tendo em mente que a situação só

Profissionais de RH, psicólogos e comunidade participam da palestra Saúde Mental do NIEC do SESI

muda quando a gente muda” ressaltou Tharzia.

A população tem que entender hoje, segundo  Ferreira, a diferença entre doença mental e saúde mental. O que tem que ficar claro é que o cuidado com a saúde mental tem que ser igual ao cuidado com a alimentação, por exemplo, aquilo que não é resolvido na mente o corpo transforma em doença.

“O pensamento é comando, descubra o que o motiva e veja que o maior responsável pela sua motivação é você. Então a ideia é que você seja movido pelos sonhos e isso tem relação com a qualidade de vida emocional”, disse psicóloga, acrescentando que somos movidos pelos sonhos e por isso a importância de cultiva-los.

Por iniciativa do NIEC/SESI, o projeto “Janeiro Branco” foi criado para trazer motivação e trabalhar a parte emocional dos participantes, segundo a gerente do Núcleo, Maria de Lourdes Cavalcanti.

“Trabalhamos essa palestra voltada para os profissionais da área e para os RH, que são considerados o ‘coração’ das empresas. Vimos isso como uma forma de disseminar essa informação para dentro da indústria”, explica Cavalcanti.

Tel: (92) 3186-6576 Fax: (92) 3186-6579

Portal: http://www.fieam.org.br