SESI comemora 23 anos da “creche da indústria”

Acilda Santos atua na escola como gestora há 18 anos

A Escola SESI Dr. Francisco Garcia completa este mês 23 anos como referência em educação infantil. A instituição se destaca como a maior creche das regiões Norte e Nordeste do país, com capacidade para atender 2.200 crianças de 4 meses a 5 anos. Para comemorar a data, alunos e professores promovem uma programação especial nesta sexta-feira (24), a partir de 8h.

Inaugurada em 21 de março de 1994, a escola foi construída para atender principalmente os filhos e demais dependentes dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM). Para comodidade dos pais a creche está localizada no bairro Distrito Industrial, na zona Sul, o que facilita o acesso das crianças feito por meio de condução das próprias empresas em sua grande maioria.

De acordo com a gerente da escola, Acilda Santos, são mais de 110 empresas conveniadas, como Honda, LG e Whirlpool, por meio de dois tipos de convênios, o direto e o extra-convênio. “Pelo menos 95% dos alunos são oriundos da indústria”, afirma a gestora.

Com uma área construída de 9,3 mil metros quadrados, no início, a escola começou atendendo 1.200 crianças. Em função da crescente demanda, em 2012, a unidade recebeu obras de ampliação e passou a contar com uma área de 10,7 mil metros quadrados. Ganhou mais 10 salas de aulas para alunos de creche, oferecendo uma estrutura física incomparável, adequada para cada faixa etária, com berçários, salas de LEGO, ludoteca, laboratório de informática, sala de leitura, parquinho e quadra poliesportiva.

A escola hoje conta com uma equipe técnica formada por 82 professores e 65 auxiliares, uma pediatra, uma odontopediatra, duas enfermeiras, uma técnica de enfermagem, duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma nutricionista e uma psicopedagoga, que auxilia os alunos com dificuldades de aprendizagem e principalmente os alunos com necessidades especiais.

Atualmente, a escola atende cerca de 30 alunos com algum tipo de necessidade especial (visual, motora, Síndrome de Down, paralisia cerebral e autismo). “A maior demanda de alunos com necessidades especiais que a escola recebe é de crianças com autismo”, relata a gestora, que ressalta a importância da inclusão social dessa clientela no ambiente escolar.

Um dos pontos fundamentais priorizados pela creche, segundo Acilda Santos, é a segurança. Toda área de circulação da unidade, incluindo estacionamento, refeitórios, corredores e berçários, é monitorada por câmeras de seguranças, além do apoio de dois vigilantes, três porteiros e duas recepcionistas. “O acesso às dependências da creche é dado somente a pessoas autorizadas”, afirma Acilda.

Outro ponto forte apontado pela gestora é a qualidade do projeto pedagógico. “Uma creche comum só faz cuidar das crianças, aqui nós trabalhamos no desenvolvimento delas. É uma creche onde as crianças brincam, aprendem, são cuidadas e, ao mesmo tempo, educadas. Esse é o nosso grande diferencial. E é esse trabalho diferenciado que faz deste empreendimento a maior creche do Norte e Nordeste do Brasil”, pontua.

Na comemoração do aniversário, nesta sexta-feira, o Sistema FIEAM fará uma homenagem ao empresário Francisco Garcia Rodrigues, que dá nome à escola, criada por ele quando foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (1989-1995).

Prêmio

Em novembro do ano passado, os alunos do 2º período da educação infantil da unidade, foram os vencedores das etapas estadual e nacional, do concurso “Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti”. Eles conquistaram o prêmio MEC com o vídeo “Na Amazônia, Aedes aegypti? Nem com nojo” e receberam o prêmio #Zicazero em Brasília.

A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu no Estádio Mané Garrincha, onde os alunos foram apresentados em primeira mão ao aplicativo desenvolvido pelo MEC para uso nas escolas de todo o país como mais uma ação de combate ao mosquito, vetor da dengue e outras doenças. A aluna Louise Emanuelly, de 6 anos, ganhou destaque na chamada do aplicativo no portal do MEC.

Projetos

O cardápio da escola estimula os alunos a prática da alimentação saudável.A Escola SESI Dr. Francisco Garcia oferece, além da educação formal,  projetos de incentivos à alimentação saudável, mostra literária, a Semana da Indústria, entre outros. No início do ano letivo, pratica o projeto “Acolhida”, que tem a duração de um mês, como forma de acolher as crianças e os pais para ambientá-los no universo escolar. Outro projeto essencial para os alunos é o “Educando para Vida” onde se trabalha a preservação do meio ambiente, higiene pessoal e inclusão social, como forma de possibilitar à criança ampliar a sua percepção de mundo em um ambiente saudável e seguro, com métodos específicos para cada faixa etária.

Serviços

A unidade de ensino funciona em horário parcial e integral com duração de 4 e 6 horas no turno matutino, e 6 horas no turno vespertino, oferece desde creche maternal (4 meses e 3 anos e 11 meses) a educação infantil 1º e 2º períodos (4 e 5 anos).

A gestora relata que a rotina escolar conta com alguns diferenciais. “Além de oferecer o serviço em regime integral e parcial, a nossa escola disponibiliza serviços integrados desde a alimentação escolar até serviços de atendimento de medicina preventiva, como nutrição, serviço social, psicologia e odontopediatria, sendo realizados neste último exames preventivos e aplicação de flúor”.

Este ano foram matriculados 1.449 alunos, 13 turmas formadas por crianças com 4 anos e 10 turmas por crianças com 5 anos. A maior demanda é de alunos do maternal, com 41 turmas. A Escola SESI Dr. Francisco Garcia está localizada na Avenida Governador Danilo Areosa, 1531, bairro Distrito Industrial. Para mais informações ligue (92) 3616-3020/ 3216-3022/ 3216-3120, pelo Whatsapp (92) 98430-7558 ou pelo e-mail [email protected].

Tel: (92) 3186-6576 Fax: (92) 3186-6579

Portal: http://www.fieam.org.br