SESI assina acordo de cooperação para uso de dados da JUCEA

O presidente da Federação das Indústrias e diretor regional do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Antonio Silva, assinou hoje, 22, na sede da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), acordo de cooperação técnica para consulta de informações nas bases de dados e documentos digitais do acervo da instituição. O objetivo é permitir o acesso às informações no portal integrador estadual da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim-AM).

O acordo permite que o Sistema FIEAM – capitaneado pela Federação das Indústrias, SESI, Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) -, possa atuar de forma mais rápida e coesa em suas missões de defesa de interesse da indústria local, saúde, educação e capacitação profissional dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Temos plena convicção de que nosso trabalho ganha muito com essa parceria que possibilita uma execução mais racional e célere de nossas atividades. O SESI e o Sistema FIEAM permanecem à inteira disposição para que possamos desdobrar esforços em novas ações conjuntas em prol do desenvolvimento socioeconômico do Amazonas”, disse Silva, em ocasião da assinatura do termo.

A RedeSim é, hoje, de acordo com a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, instrumento fundamental para registro e regularização das empresas, permitindo a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

“Esse acordo que firmamos é muito importante para a Jucea porque a instituição está avançando a cada dia para a contribuição da população amazonense que, por meio dessa cooperação, terá maior acessibilidade para todos os usuários que necessitam de consultas no sistema que é da RedeSim Jucea, tendo as informações proporcionadas com celeridade e acessibilidade em todos os negócios”, ressaltou Lins.

O acordo de Cooperação Técnica tem por finalidade a mútua cooperação técnica para consulta de informações, por meio do sistema online, que permite ao SESI acesso às bases de dados de documentos digitalizados da Jucea, por meio do portal integrador estadual, a fim de atualização de base cadastral relativa à composição societária (atos constitutivos e alterações posteriores), dados cadastrais, bem como registros legais e informações econômico-fiscais ou qualquer outro documentos e informações referentes às empresas registradas Jucea.

A Junta viabilizará o credenciamento e treinamento de gestor no sistema para o SESI, que indicará usuários permitidos a acessarem o banco de dados e acervo de documentos digitais. O Sistema permite consultas por meio da utilização do nome empresarial, CPF ou CNPJ, conforme se tratar de pessoa física ou jurídica.

Na ocasião de assinatura do termo, estavam presentes o diretor Regional do SESI, Antonio Silva, o assessor da FIEAM, Salomão da Costa, presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, vice-presidente, Jacqueline Alfaia de Oliveira, assessor jurídico, Kaio Munhoz, coordenadora da RedeSim, Edna Lindoso e o chefe de Departamento do Empreendedorismo Digital, Caio Fernandes.