Amazonas na disputa com quatro equipes em edição online
Estudantes de nove a 16 anos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, que participaram dos torneios de robótica promovidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI) ao longo do ano, têm encontro 100% online neste sábado, 26, pelo Youtube para conhecer as equipes vencedoras das competições First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. Quatro equipes do SESI Amazonas disputam a melhor nos temas engenharia, programação, marketing e projetos sociais, além de estimular a criatividade, imaginação e o pensamento crítico.
Em edições online, os competidores formam times de três a seis integrantes e montam uma escuderia, com as funções desde gerenciamento, marketing, design, até a engenharia em si, ao plano de negócios da escuderia, que funciona como uma pequena empresa.
A equipe Apuema Korê, da Escola SESI Abrahão Sabbá, no município de Itacoatiara, compete pelo carro mais rápido na F1 in Schools. A escuderia, em disputa pelo segundo ano consecutivo, reformulou os aspectos da gestão de projetos, definiu novos valores, como diversidade, inovação, responsabilidade e qualidade.
“Todo o trabalho foi avaliado por juízes de diferentes áreas, como engenheiros, assistentes sociais, administradores, entre outros. Durante as avaliações, as alunas do 9º ano do ensino fundamental, Ana Clara, Thaynara e Renata foram muito elogiadas pelos juízes e se emocionaram a cada etapa”, disse o professor do SESI Amazonas, Genarde Macedo.
Após meses de trabalho e dedicação intensos, outra equipe que se destaca pelo Amazonas nos torneios nacionais de robótica é a Team Prodixy, participante da competição First Tech Challenge (FTC). A equipe da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa já venceu dois prêmios da temporada na última edição nacional da competição em São Paulo, e continua na competição este ano.
Com avaliações remotas em salas virtuais e gravação dos rounds que substituem as disputas na arena, para posterior registro da pontuação alcançada dentro da plataforma da First, os estudantes do ensino médio colocam em prática princípios de engenharia, desenvolvem programação em Java e têm oportunidade de aplicar diversas habilidades nos projetos descritos dentro de um minucioso caderno de engenharia.
No último ano a equipe Team Prodixy levou o prêmio na temporada, de “Aliança Vencedora”, ao cumprir dentro do tempo as missões na arena do FTC, a partir da construção de robôs autônomos, e também conquistou o prêmio “Dean’s List”, que classifica para o World Festival, em Houston, Texas, nos Estados Unidos.
Dois do pódio do Amazonas na FLL
Duas equipes do SESI Amazonas, a Robóticos, da Escola SESI Emina Barbosa Mustafa, e a Black and White, da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, também estão entre as vencedoras regionais da First Lego League (FLL) e competem na etapa nacional do Festival SESI de Robótica online. De acordo com a temática Replay da temporada deste ano, desenvolveram projetos com soluções para a prática de exercícios, competições e brincadeiras focadas na qualidade de vida e na realidade atual.
Os resultados das disputas nacionais das competições da FLL, FTC e F1 in Schools, serão divulgados neste sábado, às 10h (horário de Brasília) no canal do Youtube “Sou Robótica” pelo link https://youtu.be/mRo6ycfKovw.