Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SESI Amazonas forma 94 alunos com o Programa Vira Vida

Emoção e sentimento de superação marcaram a solenidade de formatura da 6ª turma do Programa Vira Vida, iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Industrial (SESI Amazonas), nesta sexta-feira (26), no Auditório Gilberto Mendes de Azevedo, no Centro. O SESI entrega mais 94 alunos do programa aptos a ingressar no mercado de trabalho nas atividades de Auxiliar de Logística e Almoxarife e, Assistente de Planejamento e Controle de Produção.

“O SESI tem muito carinho por esse projeto. E, como todo bom trabalho em equipe, contamos com uma rede de parceiros que são essenciais para viabilizar esse projeto, desde a seleção dos jovens até a inserção no mercado de trabalho. É uma verdadeira rede do bem, que unida, transforma vidas”, disse a superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos.

“Nossa gratidão a cada profissional que passou, do SESI às instituições parceiras do Programa Vira Vida, e que de alguma forma contribuíram para o nosso processo de transformação. Participar do Vira Vida foi um acontecimento que ficará marcado para sempre em nossas vidas”, disse em nome da turma a aluna e oradora, Carla*, 18 anos.

Carla é natural de Manaus, mas por muito tempo morou com os pais no interior do Pará, local, que segundo ela, era de difícil acesso aos estudos, retornando a Manaus em 2015, decidida a mudar suas condições de vida. Foi quando entrou no programa, passou em faculdade particular como bolsista no curso de Administração e ainda conseguiu seu primeiro emprego como Jovem Aprendiz de Auxiliar Administrativo na Alcance Transporte Ltda (Granero).

“Aqui (no Vira Vida) eu me surpreendi, antes eu só conseguia ver o lado negativo das coisas, era automático, e no decorrer do programa fui ensinada a me conhecer e reconhecer que tudo que acontece e da forma que acontece é uma forma de aprendizado. O Vira Vida me ajudou muito a me conhecer e daqui para frente ter uma visão de futuro diferente, eu não penso mais como antes, agora eu penso em conquistar meus objetivos como: terminar minha faculdade, melhorar minha casa e a convivência com a minha família”, explicou a jovem.

Como representantes dos alunos, a mãe Maria das Dores Souza, 47 anos, alertou a todos que o programa é de grande importância para as famílias e principalmente para os jovens. “Falar sobre o programa Vira Vida leva-me a dizer que ele foi um grande incentivador na vida de nossos filhos, tanto no que diz respeito ao aprendizado técnico como no pessoal, além da busca de novas conquistas, encarando os desafios e vencendo os medos”, disse a mãe.

 

Empregabilidade

Em um depoimento muito emocionante, a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Andressa*, 17 anos, disse não ter noção do quanto o Vira Vida iria transformar sua vida. Com pais, ambos adotivos, separados e morando em local de fácil acesso ao mundo da marginalização e prostituição, a jovem se diz segura dos seus objetivos, ainda mais com a oportunidade de emprego ofertada pelo programa e seus parceiros.

“Sempre fui comprometida com os estudos regulares, mas nunca me importei em fazer mais, apesar dos esforços de meus pais. Sempre fui responsável, precisei ser, com a separação de meus pais e a ausência da minha mãe em casa, mas quando passei a entender o trabalho da equipe do Vira Vida, voltado para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e humano, vi que podia, sim, ser mais, ser alguém. Aqui (no Vira Vida) eles nos ensinam a nos reconhecermos como pessoa e principalmente, do que somos capazes”, explicou a jovem.

A jovem é muito agradecida pela oportunidade em trabalhar em um dos locais cobiçados por muitos, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Amazonas), no qual exerce a função de Aprendiz Administrativa pela empresa Mamute Conservação, Construção e Pavimentação Ltda. “Peço licença para fazer aqui uma referência ao auditor fiscal do Trabalho, Emerson Victor Sá, que incansavelmente observa os jovens que se esforçam no aprendizado, e intercede por suas inclusões junto às empresas e instituições. Esforcei-me e consegui ser vista por ele, muito obrigada”, agradeceu a primeira Jovem Aprendiz na OAB.

Transformação de vida

“O Vira Vida foi na minha vida uma grande oportunidade de mudança, aprendi a lutar pelos meus sonhos e não desistir dos meus objetivos” disse o formando, Flávio*, 18 anos, que ainda não está empregado, mas já participou de vários processos seletivos e diz a todos que é muito bom enfrentar os seus medos e saber que é capaz, assim como todos os demais colegas do programa.

De acordo com Flávio, a indicação para entrar no Vira Vida veio da organização “Pequeno Nazareno”, que o resgatou das ruas de Manaus, onde ele vendia papagaio (a famosa pipa). “Era a única coisa que eu sabia fazer para contribuir no sustento da minha família, pois apenas o meu pai trabalha. O Vira Vida apareceu na minha vida na melhor hora possível, foi aqui que eu aprendi a me autoconhecer, reconhecer meus valores e saber que eu posso ser alguém”, afirmou orgulhoso.

Flávio disse ser um rapaz que saia muito para beber, além de fumar bastante, mas quando entrou no programa conseguiu alcançar as melhores notas da turma, se destacar nos cursos realizados no Vira Vida, e ainda dar orgulho aos pais, assim como esposa, filha e enteada. Hoje está cursando o 3º ano do Ensino Médio e se preparando para o vestibular.

Parceria

O programa ofereceu nesses seis meses, cursos de formação profissional como Auxiliar de Logística, Auxiliar de Almoxarife e Assistente de Planejamento, educação continuada como Relacionamento Interpessoal, Ética e Conduta no Trabalho, Etiqueta Profissional e noções de autogestão, além de também oferecer atendimento psicossocial, voltado ao resgate da autoestima e fortalecimento de vínculos familiares.

Para realizar os cursos, 23 ao todo, o SESI contou com parcerias como do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), com os cursos profissionalizantes de 160 horas de duração, que possibilitou a entrada de alguns alunos no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz na empresa MCA Construtora.

Além do SENAI o Programa Vira Vida também conta com parceiros na empregabilidade como: Sensumed, McDonald’s, Amazon Temper, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Amazonas), Banco BMG (Millennium Shopping), Leo Rent a Car, Alcance Transporte Ltda, Material de Construção Bom Preço e Pizzaria e Lanche Igor.

Entre os que contribuem com as mudanças positivas na trajetória de vida de adolescentes e jovens da 6ª turma estão a Rede de Proteção formada no Amazonas pelas seguintes instituições: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Centro-Sul), O Pequeno Nazareno, Serviço de Acolhimento Emergencial de Crianças e Adolescentes (Saica), Casa Vhida, U.B.S Vila da Felicidade / Cozinha Comunitária, Alfredo da Mata, Aldeias S.O.S., Conselho Tutelar Leste 1 e Conselho Tutelar Leste 2.

O Programa Vira Vida

O Programa Vira Vida foi iniciado no Amazonas em abril de 2013, uma experiência que vem dando certo graças à parceria estabelecida com o Sistema S, a Rede de Enfrentamento à Exploração Sexual, empresas e instituições parceiras. Já são mais de 400 alunos formados com o programa no Amazonas.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!