Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SESI Amazonas amplia oferta em educação

2023 foi um ano bom para a educação no Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas). A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e diretor regional da instituição. “Ampliamos os investimentos na área de educação, que representaram acréscimo de 20,3% em matrículas nas seis escolas do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, em 2022 mais de 5,7 mil alunos em creche, ensino regular, do Ensino Fundamental ao Novo Ensino Médio, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo três em Manaus e três nos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins. No exercício anterior, de janeiro a novembro, foram atendidos 3.770 alunos, além dos 3.161 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Escola SESI Dr. Francisco Garcia, concentrada nos serviços de berçário, creche e pré-escola, teve crescimento de 101,8% em atendimentos de alunos de creche, principalmente em decorrência da parceria entre o SESI e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para prestação de serviço em Educação Infantil a mil crianças da rede municipal da zona centro-sul e Distrito Industrial.

Em 2023 o SESI Amazonas deu largada às obras da Escola de Referência Emina Mustafa Barbosa, uma unidade escolar com padrões estruturais adaptados para uma educação voltada para o mundo do trabalho, com ambientes inovadores que incluem a cultura maker, metodologia Steam (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), robótica, empreendedorismo e liderança. A finalização das obras está prevista para março deste ano.

 Os professores da instituição participaram do Núcleo de Formação, uma iniciativa do Departamento Nacional do SESI para estender conhecimentos e habilidades aos profissionais da educação, por meio de uma variedade de estratégias, como os cursos e capacitações, mentoria e orientação, grupos de estudo e pesquisa, troca de experiências e utilização de tecnologias educacionais. 

De acordo com Ana Carolina Dutra, professora do eixo de ciências da Escola Emina Mustafa, a experiência em Brasília, onde participou de treinamentos por duas vezes, juntamente com outros professores, foi uma oportunidade única proporcionada pelo SESI. “Lá conhecemos novas formas de melhorar a nossa atuação e ficamos por dentro, ainda mais, da nossa estrutura educacional. Sem contar com a oportunidade de compartilhar experiências com diversos professores da rede de ensino SESI, que estende por todo o Brasil”.  

Neste ano novos investimentos estão sendo feitos em Itacoatiara, na Escola SESI Abrahão Sabbá, que passa a oferecer também o Novo Ensino Médio com itinerário formativo em Matemática com Ciências da Natureza.  Boa notícia também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, que pretende ampliar parcerias, como a planejada com o Ministério de Desenvolvimento para atendimento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A parceria prevê um desafio de mais 1.500 matrículas no segmento EJA Ensino Médio Profissionalizante em parceria com o SENAI. 

Também está em curso a parceria com Tribunal de Justiça/AM no Programa Novos Caminhos. Na parceria, o SESI vai ofertar serviços educacionais em EJA e atividades esportivas no SESI Clube aos jovens que se encontram em situação de acolhimento nos abrigos acompanhados pelo TJ-AM.

Também haverá a implantação da nova modalidade, a EJA Profissionalizante Integrada, na qual o material didático da Educação Básica será adaptado para cada curso de qualificação e terá maior enfoque na vivência prática dos cursos e maior aderência ao dia a dia profissional do estudante. Consiste no planejamento integrado dos conteúdos e aulas do SESI e SENAI.

 

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!