A Escola SENAI Antônio Simões abriu ontem suas portas para apresentar seus cursos técnicos e laboratórios, em redes de computadores e mecatrônica, aos alunos do 9° ano da Escola SESI Emina Barbosa Mustafa, com objetivo de expor uma visão geral dos respectivos cursos técnicos ofertados aos futuros alunos do Novo Ensino Médio do SESI, com a participação de professores do SENAI e estudantes voluntários do 2° e 3° ano desses cursos, que detalharam suas experiências de aprendizado.
Participaram como expositores o instrutor Silvano Batista, os alunos Rebekah Yaffa, 16, Thiago Guimaraes, 17, Nicolas Kauê, 17, que realizaram uma apresentação de voz e violão para os futuros calouros.
O coordenador da Escola SENAI Antônio Simões, José Alan, agradeceu ao SESI pela iniciativa e convidou os 80 alunos, com idade entre 14 e 15 anos, a integrarem no próximo ano a turma do Novo Ensino Médio.
O professor de tecnologia Daniel Loureiro explicou que o curso de técnico em redes de computadores tem a função de garantir que os sistemas de comunicação entre dispositivos em uma organização funcionem de maneira eficiente, segura e confiável.
Rebekah Yaffa, aluna de mecatrônica, ressalta que a área proporciona muitas oportunidades profissionais e que pretende seguir no ramo quando der início à carreira profissional.
Maria Paula, 14, aluna do 9° ano da escola SESI Emina Barbosa Mustafa falou que pretende fazer o curso de redes de computadores no SENAI, pois espera aprender para aplicar no futuro trabalho. “O curso de redes é essencial, pois abrange várias profissões e todas dependem da tecnologia”.
A gerente da Escola SESI Emina Barbosa Mustafa, Ana Karina, destacou o diferencial de uma formação obtida no SENAI por meio do ensino médio.
Disse ainda que para 2024 a aposta do SESI é oferecer para os alunos cinco itinerários do Novo Ensino Médio, cabendo a cada aluno escolher um.
Gabriel Barbosa, 17, cursa mecatrônica no SENAI. Ele afirmou que os alunos aprendem nos laboratórios do SENAI, aprimorando o conhecimento adquirido. Acrescentou que os estudantes aprendem diversas coisas nas áreas de eletrotécnica, eletricidade, mecânica e automação. Citou que fez parte da equipe competidora no torneio de robótica FIRST Lego League (FLL) pelo SESI em 2022, pela qual chegou ao 2°lugar regional do Amazonas e ainda conseguiu classificação no nacional em Brasília.
Rosevane Santana, pedagoga e interlocutora junto ao Departamento Nacional do Programa do Novo Ensino Médio SESI/SENAI, falou da sua expectativa na imersão. Citou seu desejo para os futuros alunos desejo que possam conhecer os cursos do SENAI e optar por uma área de conhecimento para realizar o curso técnico em um novo modelo de aprendizagem no ensino médio, com conhecimento técnico de qualidade com uma proposta de formação técnica, conforme as demandas do mercado de trabalho.