Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde mental: Quando devo procurar um profissional?

 

Pedro Campos, psicólogo do SESI, reforça os cuidados com a saúde mental

 

Psicologo do SESISAÚDE, Pedro Duarte Campos

Manaus é a 4ª capital da região Norte com maior número de adultos que relataram ter diagnóstico de depressão, de acordo com levantamento realizado em abril pelo Ministério da Saúde.  Amanhã, 27, será comemorado o Dia Nacional do Psicólogo e o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) reforça a importância do profissional para os cuidados com a saúde mental. O psicólogo Pedro Duarte Campos, do SESISAÚDE, esclarece aqui os principais transtornos psicológicos registrados em todo o país.

O profissional é especialista em Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) e formando no curso de hipnoterapia pelo Instituto Emerson Fregona. Afirma que decidiu embarcar na profissão após os conselhos de uma antiga amiga de escola que lhe mostrou sua habilidade em aconselhar pessoas. “Eu pesquisei as profissões que se encaixavam nesse perfil e apesar de não ter sido minha primeira opção, acabei me apaixonando pela carreira”, revela o psicólogo.

É verdade que todo mundo precisa de terapia?

– Sim, claro! Na verdade, as pessoas ainda têm uma ideia superficial do que é um psicólogo e do que é a terapia. O psicólogo ou terapeuta é aquele que vai te ajudar a enxergar estratégias para solucionar algumas questões interiores, visto que você talvez tenha dificuldades de ver sozinho.

Quando e por que procurar um psicólogo?

– Algumas pessoas me dizem: Ah, Pedro, mas eu tenho estratégias na minha religião, no sexo, comprando, jogando futebol, tendo meu lazer… e por mim tá bem! Porém, é preciso pensar o que fazer quando essas coisas não mais estão tão certas ou não parecem ser suficientes. É nesse momento que é recomendado buscar a ajuda profissional.

Por que cuidar da saúde mental?

– Eu vou dar um exemplo de uma entrevista realizada com um grande magnata dos Emirados Árabes. Ele foi questionado: Você prefere ter dinheiro ou prefere ter saúde mental? E ele foi muito rápido, ao responder que preferia ter saúde mental, e a sua explicação era que tendo saúde mental ele saberia como gastar o seu dinheiro, pois, sem saúde mental, gastaria de forma aleatória e logo se sentiria mal por isso. Então por que cuidar da nossa saúde mental? Porque assim podemos fazer as melhores escolhas para a nossa vida.

Em sua opinião, como a pandemia influenciou na saúde mental da população?

– Usando uma metáfora, eu sempre digo que, antes da pandemia, era como se todos estivessem varrendo nossas dificuldades para debaixo do tapete, e a quarentena proporcionou com que muitos tropeçassem nesse tapete ou que viesse uma ventania que espalhou a sujeira do tapete para todos os lugares. Então muitas pessoas, infelizmente, acabaram desenvolvendo o que chamo de tripé de: ansiedade; síndrome do pânico e depressão.

De acordo com o International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos da Síndrome Burnout, caracterizada por atingir a classe trabalhadora. Pode falar um pouco a respeito?

– Nós, seres humanos, normalmente ou não estamos satisfeitos com o que fazemos ou estamos sempre buscando uma afirmação no que fazemos. Então essa síndrome é um ciclo vicioso de autoafirmação onde você não percebe o porquê de estar se desgastando tanto na sua profissão. Onde você deve se questionar: “Por que que eu faço tanto? Será que eu preciso fazer tanto? Eu posso me colocar limite?”

Para finalizar, qual outro conselho você daria para o nosso leitor?

– Diria que tudo na nossa vida é um ciclo, e nós temos que saber fechar esses ciclos. Porém a grande maioria das pessoas, naturalmente, tem uma dificuldade enorme de fazer isso. Então o que fazemos? A gente fica remoendo sobre coisas que nós não temos mais controle. Um exemplo que eu gosto de usar é de um jogador de basquete, o nome dele é Kawhi Leonard. Um repórter perguntou a ele uma vez: “Kawhi, quando você arremessa a bola e você erra, o que que você pensa? Ele respondeu: Eu não penso mais nela, eu penso na próxima. A terapia, por sua vez, pode nos ajudar a fazer isso! Saber fechar ciclos e ter mais qualidade de vida.

Serviço: Os atendimentos psicológicos são realizados pelo SESISAÚDE, tanto na Unidade Centro (Avenida Getúlio Vargas, 1116) quanto na Unidade Leste (Avenida Cosme Ferreira, 7399), na modalidade presencial e on-line. As consultas são voltadas para todos os públicos desde crianças a idosos. Para mais informações entre contato com a Central de Relacionamento pelo Whatsapp: (92) 3182-9925.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!