Programa do SESI combate sedentarismo na empresa Eletrobras

A macroginástica esteve presente nos seis meses do programa Alimentação Saudável na Eletrobras

Em três anos de parceria, o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) e a empresa Eletrobras já “aprovaram” 66 trabalhadores na avaliação final do Programa Alimentação Saudável na Indústria, desenvolvida por seis meses na empresa. No encerramento das atividades, nesta quinta-feira (27), houve sessão de macroginástica, café da manhã balanceado, com o tradicional “suco da horta” servido pela equipe do “Cozinha Brasil”, apresentação do Grupo de Teatro do SESI, que culminou com a entrega dos certificados.

Psicólogo do SESI, Adonias Junior, acompanhou do início ao fim todos os colaboradores

Realizado de fevereiro a julho, o programa teve acompanhamento direto do psicólogo Adonias Junior, que realizou atendimentos a profissionais que apresentavam problemas psicológicos, a exemplo de transtornos de ansiedade.

A colaboradora Mônica da Silva, disse que por meio do programa conseguiu ver que pode conseguir o quiser na vida. Ela relatou que passava por dificuldades pessoais que interferiam em seu dia a dia no trabalho, mas com persistência e força de vontade fortaleceu a autoconfiança. Hoje, observa-se mais feliz e motivada a continuar com os novos hábitos adquiridos.

A colaboradora apresentou o melhor desempenho durante a ação do programa, com a eliminação de 5 kg de excesso de peso e 16 cm de circunferência abdominal. Em 2º lugar ficou o colaborador Emerson Marinho, com a eliminação de 4,7 kg e 10cm de circunferência abdominal e, em 3º lugar, ficou Francélio da Costa, com a eliminação de 8 kg, porém conseguiu reduzir 7cm de circunferência abdominal.

Da direita para a esquerda, os colaboradores que obtiveram os melhores desempenhos no período de fevereiro a julho

“Eu mudei meu estilo de vida, comecei a ter uma boa alimentação, com introdução de coisas que eu nem pensava comer, como frutas e verduras, hoje sinto falta se não tiver no meu cardápio. Só tenho a agradecer a iniciativa e a motivação vinda da equipe do SESI”. Mônica disse incluir também exercícios físicos, realizando diariamente a prática do Treino Funcional, que para ela só melhorou sua vida, e principalmente, ajudando o seu estado emocional.

Assistente social da Eletrobras, Milena da Silveira, frisa a mudança de hábito dos colaboradores dentro e fora da empresa

De acordo com a assistente social da Eletrobras, Milena da Silveira, que acompanhou os participantes do programa, as ações realizadas pelo programa só contribuíram para o bem-estar de todos, que ainda levaram os conhecimentos adquiridos para suas casas, expandindo o aprendizado para suas famílias e, principalmente, para a vida. Hoje são pessoas mais motivadas, com novos hábitos e muito mais felizes consigo mesmas. É visível a melhora, não somente física, mas também a psicológica.

“O investimento realizado pela empresa busca dar oportunidade aos empregados de terem melhor qualidade de vida, com novos hábitos e, quando o objetivo é atingido, a empresa com certeza fica muito satisfeita. É o que acontece há mais de três anos com a parceria do SESI”, disse a assistente.

O gerente de benefícios, bem-estar e desenvolvimento de pessoas, Alfredo Neto, 29 anos, disse que, inicialmente, a empresa adquiriu apenas o serviço de reeducação alimentar, mas no ano seguinte decidiu obter todo o programa, integrando atividade física e acompanhamento psicossocial. Segundo o gerente, o programa trouxe muito resultados positivos para os empregados. “Não basta apenas perder peso, você deve alinhar mente e corpo para obter qualidade de vida”, frisou Neto.

A programação “In Company” do SESI oferece ao trabalhador da indústria um plano alimentar personalizado, com acompanhamento nutricional, cursos, palestras e oficinas de reeducação alimentar.

Para contratar os serviços do Programa Alimentação Saudável na Indústria do SESI, basta solicitar uma visita pelo número (92) 3186-6621, pelo E-mail [email protected]. Mais informações no site WWW.FIEAM.ORG.BR/SESI.