O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) lança na quinta-feira (17), no SESI Clube do Trabalhador, na Alameda Cosme Ferreira, 7399, S. José, a plataforma SESI Viva +. A ferramenta permite a gestão dos indicadores de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais. Integrado ao eSocial, sistema unifica, padroniza e torna 100% digital a comunicação de contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidente de trabalho, aviso prévio e o FGTS.
De acordo com o gerente de SST do SESI Amazonas, Claudio Palheta, o retorno do investimento em SST é essencial para o bom funcionamento das empresas. Com a garantia da elaboração e implementação do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), evita-se multas que vão de R$ 3.548,00 a R$ 4.124,45, e com a elaboração e implementação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), assegura a empresa contra multas de R$ 1.998,00 a R$ 2.126,07.
Grandes empresas precisam estar em conformidade com o eSocial até julho deste ano para que não sejam penalizadas, por falta de informações ou mesmo por não haver realizado procedimentos legais necessários ao seu bom funcionamento. “Atualmente a maioria dos dados exigidos pelo eSocial já é fornecida pelas empresas, a diferença agora é a coerência das informações, as interações entre os campo”, disse Palheta.
Mais informações sobre a plataforma no www.sesivivamais.com.br ou com a equipe de Relações com o Mercado do Sistema FIEAM por meio do número (92) 3186-6621 ou pelo e-mail [email protected].