
Ações de cidadania fizeram a diferença para muitas pessoas nesta 18ª edição da Ação Global, uma iniciativa do SESI em parceria com a Rede Globo. O resultado, com o número de pessoas atendidas e de atendimentos será divulgado no final da tarde deste sábado (05), mas já se sabe que os maiores atendimentos ficaram com os serviços de saúde, emissão de documentos e ações de cidadania oferecidos por 131 organizações, entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), instituições e órgãos públicos, no Clube do Trabalhador do Amazonas, localizado na zona Leste de Manaus.
A Tenace Engenharia, empresa de montagem e manutenção industrial com aproximadamente 590 empregados, participou com 14 voluntários, com serviços de orientação profissional para o mercado de trabalho. A coordenadora da atividade, Marisangela Alves, destacou que a Tenace encarou o desafio de não só realizar o cadastro de currículos, mas também de tornar essa iniciativa uma ação mais abrangente no alcance de promover a cidadania das pessoas que participaram do evento.
“Trouxemos uma equipe para fazer o cadastro de currículos e desenvolver dinâmicas sobre como se comportar em entrevista de trabalho, entregamos cartilhas e orientamos candidatos para alcançar melhores resultados em processo seletivo para emprego”, explicou Marisangela.
O estudante Jean Campos, 16 anos, cadastrou seu currículo no estande da Tenace com objetivo de ser chamado para uma entrevista de emprego. Para Jean, a Ação Global abre portas para as pessoas que participam dela, seja em busca de serviços de saúde, cidadania, conhecimento ou cultura e lazer. Foi a segunda vez que o jovem participou do mutirão de serviços e, dessa vez, saiu com novas perspectivas de melhoria de vida e consciente dos diretos de um cidadão amazonense.
“Ano passado tirei Carteira de Identidade e de Trabalho e hoje fiz um currículo já com a esperança de entrar no mercado de trabalho. A Ação Global para mim é um evento de grandes oportunidades, pois recebo de imediato as orientações e assistências sobre o que quero e saio satisfeito com todos os serviços”, disse o estudante Jean Campos.



