Com o tema “Escola & Família, conectando corações” pais e filhos compartilharam das mesmas atividades desenvolvidas por alunos em sala de aula, durante a “Festa da Família” realizada pela Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, no último sábado, 14. Oficinas de conto, cinema, origami, matemática e robótica fizeram parte da programação.
Os pais e alunos foram recepcionados pela equipe de educadores da escola, que contaram também com a participação e animação especial do aluno Nicolas Kauê Coelho, 15 anos, interpretando e tocando violão às músicas “O carro do meu chefe tem um furo no pneu” e “Dança da Amizade”.
De acordo com a gerente da escola, Ana Karina Holanda, esse dia tão esperado de reabertura da escola para pais e filhos interagirem com a escola, após 1 ano e meio distantes, foi planejado com muito amor, carinho e dedicação de todos. “Estamos muito felizes por esse momento, sabemos quantas famílias foram afetadas em função da pandemia, e estar aqui hoje, juntos, é muito bom”, frisou Holanda.
A programação se desenvolveu em vários ambientes da escola. Na biblioteca, os alunos tiveram momentos de descontração com seus pais, por meio das oficinas de origami, no qual criaram juntos, origamis em formato de coração, cachorro e pássaro, além de relaxarem com filmes e se emocionarem na oficina de conto, com textos feitos e lidos pelos filhos para os pais.
Para a mãe da aluna Helena Silvério Ramos, 7 anos, 2º ano do fundamental I, o evento foi demais, pois proporcionou a interação dos alunos, que estão há muito tempo longe da escola e dos amigos. “A Helena sentiu muita falta, está na contagem regressiva para voltar. O evento foi emocionante, bem comovente, bem efetivo, eu amei”, disse a mãe.
A Robótica também teve seu espaço na programação. Alunos participantes do Torneio de Robótica apresentaram, por meio das oficinas de “Braço mecânico”, “Construção de Robô Lego”, “Pilotagem de Robô FTC/FLL” e “Coder Z”, para pais e demais participantes como são trabalhadas algumas etapas para se destacar na competição e a sua importância para o mercado de trabalho.
De acordo com o aluno do 3º ano e instrutor da Oficina de Pilotagem de Robô FTC/FLL, José Cavalcanti, 17 anos, essas oficinas de robótica são muito importantes para toda a equipe, pois é um momento de cativar e inspirar os mais novos a entrarem no universo da robótica e mostrar esse mundo para as pessoas que não tem tanto contato.
“A dinâmica com os pais é extremamente importante, pois a robótica vai muito além do participante, nós sempre gostamos de trazer a família toda para esse universo, então falar sobre nossas experiências, nossa evolução é a chave para cativar os pais que posteriormente irão querer que seus filhos também entrem na robótica”, disse Cavalcanti.
As famílias participaram ativamente das oficinas de robótica, como foi o caso do aluno Lucas de Souza Santos, 8 anos, e seus pais André Santos e Katiuscia Souza. O aluno aproveitou o momento para conhecer e “pilotar” o robô criado pela equipe Prodix, participante dos Torneios SESI de Robótica, na companhia de seus pais, que se surpreenderam com a programação.
“Super importante o evento, primeiro pela segurança, a gente percebe todo mundo de máscara, o distanciamento dentro daquilo que é possível e, a gente fica muito contente pela escola abrir esse espaço, todo mundo sabe que é muito importante essa interação pais, alunos e a comunidade em geral, ficamos muito felizes com o evento”, frisou o pai.