Com grande participação das torcidas, os Jogos SESI 2025, que reuniram 146 empresas industriais nas competições, encerraram-se na noite de sexta-feira (21) no Clube do Trabalhador do Amazonas, com as disputas finais no Futebol de Campo, no Estádio Roberto Simonsen, Futsal Feminino e Vôlei Masculino e Feminino, no Ginásio Dr. José Nasser, e Futebol 7 Principal, no Campo Sintético Dr. Nelson Azevedo.
Após cinco meses de competições, consagraram-se campeãs as equipes da Yamaha da Amazônia, no Futebol de Campo; Hitachi Astemo Powertrain, no Futsal Feminino; Futsal Masculino e Vôlei de Quadra Feminino, I-Sheng; Mondial, no Vôlei de Quadra Masculino; Vôlei de Areia Masculino e Feminino, I-Sheng; Valgroup, no Futebol 7 Master Masculino; Salcomp, no Futebol 7 Principal Feminino; e Magistral, no Futebol 7 Principal Masculino.
Futsal Feminino

A Hitachi Astemo Powertrain levou a melhor ao vencer a equipe da Salcomp nos pênaltis por 5 a 4, com o gol final da atleta Lessa, camisa 77. Em tempo normal o jogo havia ficado em 2 x 2. Luiza, camisa 11 da Astemo, abriu o placar e fez o gol de empate no segundo tempo da partida, levando as equipes para a disputa por pênaltis. “Estou muito feliz, saí de casa confiante, passei a semana me preparando para essa final e disse que ia levar esse título para a empresa e estou levando. É meu primeiro ano na equipe e estou muito feliz por levar o título de campeã”, comemorou Luiza, que trabalha como operadora de produção na empresa.
Para a artilheira da modalidade feminina, Alexsandra Martins, operadora na empresa Astemo, essa é uma competição que exige muito e, graças ao time, ela se consagrou a artilheira. “Isso não é mérito meu, é mérito delas, alcançar o objetivo de ser campeã”, afirmou a artilheira. A jogadora torceu o tornozelo, em sua última partida na quadra, mas disse que graças a Deus, conseguiram o que queriam, que era a vitória.
Vôlei de quadra disputada ponto a ponto

As torcidas organizadas deram um brilho especial à final da modalidade Vôlei de Quadra, ao animar ainda mais os atletas e esquentar as disputas. As equipes masculina e feminina da I-Sheng contaram com o som de fanfarra nas disputas que duraram aproximadamente três horas.
“Fizemos a troca de expediente, trabalhamos no feriado para que nossos funcionários pudessem participar e nos dar mais esse apoio pela disputa do 1° lugar”, disse Lidiana Menezes, coordenadora das equipes nos jogos.
Em 2024, a equipe feminina da I-Sheng venceu da modalidade de Vôlei e conseguiu a primeira colocação. Em 2025 repetiu a dose contra a mesma equipe, a Moto Honda, em uma disputa acirrada, ponto a ponto, dando o hexa campeonato para a empresa. Já a equipe masculina não teve a mesma felicidade, alcançando mais uma vez a vice-liderança, ao perder para a Mondial.
A disputa pela primeira colocação no masculino durou 1h40, as equipes I-Sheng e Mondial disputaram pelo segundo ano consecutivo a final. A Mondial ganhou a disputa por 3 sets a 0.
Segundo Suzi, como é conhecida na equipe, a partida foi difícil, já que veio de uma lesão de cinco meses. Por isso, vencer foi gratificante demais, ainda mais porque contam com um técnico excelente, o Anderson Douglas Silva, que, inclusive, irá deixar a equipe por falta de tempo
O técnico, que não faz parte da empresa, treina os competidores há dois anos. Ele entrou para a função sem pretensão nenhuma, só para ajudar a equipe. “Nos conhecemos no terminal de ônibus, bem aleatório. Com uma simples conversa, fui convidado para ser o técnico e, assim, conseguimos vencer por dois anos seguidos”, revelou Anderson.
Futebol de campo

Com o placar de 1 a 0 para a Yamaha da Amazônia sobre a Moto Honda foi definida a vitória da primeira colocada na modalidade Futebol de Campo. Uma disputa que começou em maio e finalizou na noite de sexta-feira, 21. Com ajuda da torcida para lá de acalorada, a Yamaha conseguiu levar o troféu de campeã de 2025, tirando o título da então vencedora Honda. As equipes estão revezando o pódio na competição há pelo menos quatro anos consecutivos, no qual disputam a final.
Segundo o autor do único gol da partida, Kaio Sales, camisa 10, foi muito gratificante e atribuiu a vitória a Deus. “Eu vinha pedindo a Ele no decorrer da semana que me abençoasse com o título e Ele fez melhor, me honrou com o gol do título e com mais um título. Eu só tenho a dedicar toda a honra e toda glória a Ele”, disse.
A partida foi marcada também por quatro cartões amarelos, sendo dois para cada time, e um choque de cabeça entre dois atletas, sem ocorrências graves.
Futebol 7 principal

A equipe da Magistral sai intacta da disputa, após vencer todas as partidas e se consagrar a campeã do Futebol 7 Principal. Segundo o diretor e incentivador da equipe, Neto Cruz, no ano passado a equipe conquistou a segunda colocação na modalidade, além de ficar em terceiro lugar no Futsal Masculino. “É uma alegria muito grande, até porque este ano a empresa está completando 80 anos. E, para os nossos funcionários, é um evento que faz a integração de todos os colaboradores, é um evento bem interessante para toda a indústria do estado do Amazonas”, declarou o diretor.
Para o vendedor na Magistral, Elivelton dos Santos, tornar-se campeões na segunda participação no campeonato deixa todos muito felizes. “Ano passado alcançamos a vice-liderança na modalidade e esse ano não poderia passar. Na semifinal do Futsal perdemos nos pênaltis, era para estarmos disputando duas finais, mas infelizmente não deu. Demos o sangue na semifinal com o Futebol 7 Principal para conquistarmos esse título para a Magistral”, destacou.
LG conquista o 3º lugar no Futebol de Campo

A LG conquistou o terceiro lugar no futebol de campo dos Jogos SESI 2025 ao vencer a equipe Ração Amazonas por 3 a 1, na noite do dia 21, no Estádio Roberto Simonsen, no SESI Clube do Trabalhador.
Para o analista de Inovação e Cultura da LG, Eisenhower Rebelo, a participação da empresa nos Jogos do SESI reforça um compromisso histórico com o incentivo ao esporte e ao bem-estar dos colaboradores. Segundo ele, o incentivo ao esporte tem impacto direto na qualidade de vida dos colaboradores.
“A participação da empresa motiva e engaja as equipes e a LG tem investido cada vez mais em ações voltadas a saúde integral das pessoas, promovendo atendimento psicológico, benefícios como o Wellhub, criando desafios internos de saúde (Desafio Life’s Good) e mais recentemente, promovendo o retorno da empresa aos Jogos SESI”, concluiu Eisenhower.
Promoção da vida saudável por meio do esporte

Para o diretor de Produção, Qualidade e Logística da Moto Honda, Lourival Barros, a participação da empresa nos Jogos do SESI reforça um compromisso histórico com o incentivo ao esporte e ao bem-estar dos colaboradores.
“A Honda participa dos Jogos do SESI há bastante tempo, desde que a empresa se estabeleceu na Zona Franca de Manaus, em 1976. Sempre estivemos envolvidos com o esporte, e o SESI é um grande parceiro. Em todas as atividades que o SESI realiza, a empresa está presente”, destacou Barros.
Segundo ele, o incentivo ao esporte tem impacto direto na qualidade de vida dos colaboradores. “A participação da empresa motiva e engaja as equipes. A Honda incentiva seus colaboradores a participarem porque o esporte é saúde. Buscamos promover essa saúde no ambiente de trabalho. Nada melhor que o esporte para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da vida, da saúde física e da saúde mental”.
Barros ressalta ainda o papel do SESI como promotor de iniciativas que fortalecem esse movimento. “O esporte traz benefícios reais, e o SESI tem fomentado e se empenhado, junto às indústrias, para que o esporte cresça. Com o esporte crescendo, a saúde melhora ainda mais”, afirmou o diretor.
Investimento no esporte industriário

Patrocinadora master dos Jogos do SESI, a VV Refeições tem ampliado significativamente seus investimentos no esporte voltado ao setor industrial. Em sua primeira participação ativa no evento, o diretor-presidente Wanderlei Bastos destacou a satisfação em vivenciar de perto a energia dos jogos.
“Fiquei muito feliz em ver toda a integração entre os participantes, essa grande confraternização, as disputas saudáveis e a busca pelos objetivos, além da organização impecável do evento”, afirmou Bastos. Ele ressaltou ainda a importância da parceria com o SESI e da presença da empresa na rotina dos trabalhadores da indústria.
“Fico muito feliz em atender ao SESI e aos, pelo menos, 75% dos participantes dos Jogos do SESI, que são clientes da VV Refeições”, completou o diretor-presidente.



