Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festival de Parintins e acessibilidade inspiram projeto de robótica do SESI

Com o projeto de inovação “Toque literário: a leitura tátil o convida para descobrir a cultura do boi bumbá de Parintins”, a equipe Lego Master, da Escola SESI Padre Francisco Luppino, do município de Parintins, localizada a 372 quilômetros da capital amazonense, participa nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, e 1º e 2 de março, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, do Festival SESI de Educação 2024 nas competições do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

Seis alunos de 12 e 13 anos de idade compõem a equipe Lego Master, com o projeto que pretende levar acessibilidade aos portadores de deficiência visual por meio da leitura tátil. “Como temos o maior festival folclórico do mundo (Festival de Parintins), lugar com o maior número de elementos artísticos, as crianças pensaram em ajudar as pessoas a conhecerem melhor a nossa cultura”, explicou o professor e técnico da equipe, Helyssandro Freitas.

Para isso, a equipe construiu um livro em braile, com imagens confeccionadas em 3D, juntamente com áudio de descrições, para que as pessoas com deficiência possam ter uma experiência de imersão ao tocar nos itens que são apresentados no bumbódromo. “Nosso protótipo (livro) passou por algumas mudanças para melhor manipulação, como tipo de encadernação e a adição de um gravador de voz, com áudio gravado em estúdio profissional”, explicou o professor.

A equipe Lego Master, liderada pelo professor de educação física, Elyssandro Freitas, 45 anos, foi a 2ª classificada para o Torneio SESI de Robótica Etapa Nacional em 2023, sendo a 5ª vez que irá ao nacional. Segundo Freitas, a expectativa em relação ao torneio está muito boa, as crianças estão ansiosas, mas um pouco preocupadas com a situação de saúde pública que está acontecendo em Brasília (referindo-se ao aumento de casos de dengue na capital do Brasil).

Outra equipe irá defender o Amazonas na categoria First Lego League (FLL), a Elétrons da Escola SESI Abrahão Sabbá (Itacoatiara/AM), equipe suplente, selecionada na etapa regional em novembro de 2023, na qual também se destacou, sendo a primeira finalista com o Projeto de inovação da competição.

Os alunos das escolas SESI, além de participarem da FLL, também concorrem nas competições de F1 in Schools, com a equipe Apoema, da Escola SESI Abrahão Sabbá e Apex Tupam, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, e em First Tech Challenge (FTC) e First Robotics Competition (FRC), com as equipes Team Prodixy, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!