A escritora e jornalista Etelvina Garcia será a homenageada da 3ª edição do Festival Literário e Cultural do SESI (FLICS), que será realizado em parceria com a Rede Amazônica e o Projeto Vaga Lume nos dias 23, 24 e 25 de agosto, das 10h às 20h, no SESI Clube do Trabalhador (CTAM). O evento foi lançado no último dia 15, no auditório Auton Furtado Junior, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).
Dedicada ao estudo da história e da problemática econômico-social da Amazônia, Etelvina Garcia é autora de vários livros, dentre os quais, “O Poder Judiciário na História do Amazonas”, “O Ministério Público na História do Amazonas”, “Modelo de Desenvolvimento Zona Franca de Manaus – História, Conquistas e Desafios, “Amazonas, Notícias da História – Período Colonial” e “Manaus, Referências da História”. A escritora também já editou publicações técnicas do Geipot/Ministério dos Transportes, foi chefe de Gabinete e coordenadora de Comunicação Social da Suframa, e subsecretária Municipal e coordenadora do Programa Corredor Cultural do Centro Histórico de Manaus.
“O FLICS é um festival com a missão de democratizar a cultura em todas as suas linguagens. Promove debates, exposições e incentiva o hábito da leitura, além de estimular produções literárias, intelectuais e editoriais, revelando novos talentos”, disse a gerente da Escola Dra. Emina Barbosa Mustafa, Ana Karina de Holanda.
Durante o evento de lançamento do FLICS, houve apresentação de alunos do SESI, como a aluna da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, Yamilly de Lima Souza, que abriu a programação do lançamento com interpretação da letra da canção de Chico da Silva “Amazonas meu amor”.
O compositor e músico Chico da Silva também foi lembrado pelos alunos Ana Carla de Araújo Fernandes e João Vitor Leão da Silva, que cantaram “Pandeiro é o meu nome”. O artista Adelson Santos também foi lembrado pela dupla, que cantou sua música “Sonhos de voar”.
O evento contou com a participação de integrantes da Banda Sinfônica do Amazonas, maestro e diretor artístico Marcelo Vieira, e a flautista Louidi Vieira, e da artista plástica Rosa dos Anjos, que expôs quadros e biojóias no hall da FIEAM.
Concurso Conta um Conto
A 3ª edição do FLICS contará mais uma vez com o concurso “Conta um conto” com inscrições abertas até o dia 27 por meio do link portalamazonia.com/contaumconto/. O concurso é uma parceria do SESI, Fundação Rede Amazônica e Projeto Vaga Lume, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, através de ações que possibilitem o acesso do público infanto-juvenil à literatura de forma lúdica e descontraída.
Na edição deste ano, o tema escolhido é “Como seria o mundo sem internet”. Para participar, a criança precisa está regularmente matriculadas em escolas municipais, estaduais ou particulares, e está cursando do 4º ao 9º ano, nas categorias de acordo com a série informada no regulamento.
Conforme o regulamento, as crianças podem se inscrever em uma das quatro categorias de acordo com a série informada: Categoria 1 (4ª e 5ª anos); Categoria 2 (6ª e 7ª anos); Categoria 3 (8ª e 9ª anos); Vagalume (6ª e 7ª anos), exclusiva para crianças de comunidades inscritas no projeto.