Seis alunos do 9º ano da Escola SESI Padre Francisco Luppino, em Parintins, foram aprovados para cursar o ensino médio integrado aos cursos técnicos de informática, administração e mecatrônica no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) em 2019. Os estudantes aprovados fazem parte da primeira turma a concluir o ensino médio na escola inaugurada em 2013 pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas no município localizado a 369 quilômetros em linha reta de Manaus.

“Estamos colhendo os frutos de cinco anos de trabalho e gostamos muito de estar fazendo o diferencial na cidade”, ressaltou a gerente da Escola SESI Parintins, Socorro Carvalho, ao comentar o resultado. Todos os alunos que se inscreveram no processo seletivo do IFAM foram aprovados. A seleção e classificação dos candidatos foram feitas pelo IFAM com base nas médias finais das disciplinas de português, matemática e ciências do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Com concorrência em nível nacional, os alunos aprovados começam o ano letivo integral em fevereiro de 2019 e, ao concluir o ensino médio, já saem com uma profissão. A busca pela qualificação em mecatrônica da aluna Ana Carolina Fonseca Prado, 14, rendeu o 8º lugar entre os 40 alunos concorrentes ao ensino técnico da área inscritos no campus IFAM – Manaus – Distrito Industrial.
A escolha pela Mecatrônica foi instantânea, para a estudante da Escola SESI Parintins há cinco anos. Prado teve o interesse pela área despertado com o ensino da robótica educacional, que integra a grade curricular da escola. Participante da equipe de robótica da escola, a Lego Master, a aluna pretende se formar em engenharia mecatrônica e trabalhar futuramente no Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Quando eu entrei no SESI não tinha noção do que era robótica e, conhecendo mais sobre programação e montagem, meu olhar para o futuro começou a ser despertado. Fui chamada e fiz parte da equipe da escola e concorri pelo Torneio SESI de Robótica até em nível nacional”, contou a aluna, que esse ano conquistou com a equipe na etapa Norte do torneio o prêmio “Inspiração” na categoria “Core Values” (valores fundamentais).

Com a oportunidade do processo seletivo para ingressar no ensino médio técnico do IFAM, Prado, que é manauara, mas mora em Parintins desde os 4 anos de idade, optou pela atuação no campus Manaus Distrito pela proximidade com o mercado da futura área de atuação. Para ela, a aprovação é resultado do interesse na área de exatas e do compromisso com os estudos dentro e fora de sala de aula.
“Na minha família ninguém atua na área, mas meus pais sempre me apoiaram nas minhas decisões. Pesquisei bastante o melhor curso técnico para agregar na minha futura profissão e descobri que o IFAM tinha mecatrônica para o médio em Manaus e me inscrevi”, explicou Prado.
A aprovação é comemorada também pela mãe, Ronusa Fonseca, 43, pedagoga da Escola Estadual Suzana de Jesus Azevedo, em Parintins. Acompanhando a filha nos estudos, Fonseca destaca o ensino e acompanhamento do SESI como diferencial para a conquista da filha.
“É uma escola que vai além da sala de aula, preocupa-se com os seus alunos e isso é tudo que uma mãe quer para o filho: que ele saia da escola realmente preparado para enfrentar as avaliações externas, processo seletivos e vestibulares. O ensino do SESI trouxe isso, além de despertar e estimular o interesse dela pela área”, disse Fonseca.

Aprovada para o curso técnico de administração, a carioca Sofia Silva, 14, mora há cinco anos em Parintins, quando acompanhou o pai, professor de história da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) no município, e desde então aluna da Escola SESI. “Lembro que quando cheguei em 2013 na cidade fiquei meio perdida, tudo era muito novo, o SESI foi minha primeira escola e esse processo de adaptação foi auxiliado pelos professores daqui”, relembrou.
Quinta classificada na lista de 67 alunos, Silva agradeceu aos professores da Escola SESI para a conquista da aprovação. “O processo é bem concorrido até porque somente aqui no município todos querem ingressar no IFAM, por ser referência. O curso de administração é um dos mais procurados também e, graças ao meu desempenho no ensino do SESI, consegui entrar”.
A preferência dos alunos foi pelo curso técnico em informática. Quatro alunos estão aprovados para área: Rádina Sá, Leano Baba, Luhan Ribeiro e Bianca Moraes, todos aos 14 anos, escolheram o campus Parintins para fazer o ensino médio.
“Só irei sair do SESI porque não há ensino médio aqui (em Parintins). Estudei em outras escolas da cidade e não consegui me relacionar e criar amigos como fiz aqui, sofria bullying, tive apoio da psicóloga e da equipe técnica do SESI, hoje estou bem, desenvolvi interesse pela computação nas aulas de informática e quero fazer engenharia de software”, contou o aluno Leano Baba.