Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Equipe de Vilhena é campeã do Torneio SESI de Robótica

A equipe “Elev3r”, do SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann, do município de Vilhena (RO), foi a vencedora da etapa regional norte do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), encerrado ontem, 8, no SESI Clube do Trabalhador. A conquista do Champion’s Award (prêmio da campeã) garantiu à equipe vaga para a etapa nacional do torneio, que será realizada de 6 a 8 de março em São Paulo (SP).

O 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, com as equipes ”Lego Master”, da Escola SESI Pe. Francisco Luppino, do município de Parintins, e “Adsumus”, também da Escola SESI Isolina Ruttmann, que seguem na competição. Ainda conquistaram vaga para etapa nacional a “World Doctors”, do Instituto Federal do Amazonas-IFAM (Manaus-AM), e “I’ Robot”, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação – CCTI (Boa Vista-RR).

Vinte e cinco equipes de alunos de escolas públicas e particulares do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima participaram dessa temporada. A “Elev3r” já foi vice-campeã na Into Orbit (Em Órbita) 2018/2019, do Torneio SESI de Robótica, etapa regional norte, e finalista no Festival Nacional que a classificou para torneio internacional em West Virginia, no Estados Unidos.

Na edição deste ano, a City Shaper (Cidades Inteligentes), a equipe foi a mais bem avaliada em todos os quesitos da competição: Desafio/ Design do Robô, no Projeto de Pesquisa, e na categoria Core Values (valores fundamentais), levando o Champion’s Award. 

Formada por seis alunos da Escola SESI de Vilhena (RO), a equipe foi agraciada também, nesta etapa regional, com o prêmio especial “Campeão do Desafio do Robô”, pelo desempenho nas competições da mesa de robótica. A “Elev3r” propôs um sistema de orientação para autistas em praças públicas que contempla três aspectos: faixas coloridas no chão, uma placa de orientação e um app e QR Code. De acordo com a líder da equipe, Lívia Vieira, 15 anos, a ideia visa atender diferentes níveis de autistas para auxiliá-los na acessibilidade.

“Atualmente não se tem muito conhecimento na população para a acessibilidade dos autistas. Identificamos que na nossa cidade aproximadamente 1.125 autistas não possuem nenhum ambiente de lazer adaptado, como praças, por exemplo, e com isso não há segurança, a criança não sabe se orientar no espaço, porque é muita informação”, explicou a estudante.

Vieira ressaltou ainda que os autistas, por possuírem diferentes níveis, são contemplados em três aspectos do projeto. “Os autistas identificam tudo que está a nossa volta de forma diferente. Então com pesquisas feitas, com auxílio de uma terapeuta educacional, vimos que os autistas podem identificar de forma visual e auditiva ou, às vezes, as duas juntas. Então, para haver maior alcance, utilizamos as faixas coloridas que levam a pontos específicos da praça (para os visuais), QR Code para orientar, de forma visual e auditiva, na placa de entrada do local”, relatou.

A equipe “Lego Master”, classificada em 2º lugar, apresentou projeto de revitalização de patrimônio histórico, atualmente em abandono, para uma praça sustentável, no município de Parintins. “Adsumos”, 3º lugar no torneio, projetou a reorganização das barracas das feiras livres cobertas da comunidade local.

Com participação de 300 jovens, de nove a 16 anos, a etapa regional norte do Torneio SESI de Robótica FLL motivou os participantes a trazer soluções para problemas ligados a melhorias da mobilidade urbana, energia sustentável, limpeza dos rios, coleta de lixo, redução do consumo energético e revitalização de espaços públicosSegundo o chefe dos juízes da etapa regional norte, Arnaldo Ortins, conhecido na competição como “Tiozão”, o nível de competição foi alto, apesar da participação de equipes novas no evento.

“Nesse regional tivemos muitos projetos interessantes ligados a questão ambiental e que demonstraram o potencial da região e o interesse dos jovens em desenvolver coisas com esse cuidado sustentável. Eu estive em outros regionais, porém o do Norte trouxe isso de forma muito reforçada e isso é bem legal, porque tivemos aqui times incríveis, com ideias muito boas e projetos sensacionais. Percebemos que as equipes são bem preparadas e estarão representando bem no nacional”, apontou Ortins.

Para a superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, a proposta da edição do torneio é estimular os jovens a cada vez mais desenvolverem habilidades para o futuro, destacando a junção entre construções inteligentes para uma cidade sustentável, em que o desenvolvimento econômico e meio ambiente estejam também presentes. “Este evento foi um trabalho em equipe entre a esfera pública e a privada em prol da educação”, disse ela.

 

Confira as equipes ganhadoras do Torneio SESI de Robótica 2020- etapa regional norte:

PRÊMIO ESPECIAL

Campeão do Desafio do Robô: Elev3r – SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)

PRÊMIOS OFICIAIS

 

Categoria Projeto de Pesquisa

Processo de Pesquisa: I’ Robot- Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação – CCTI (Boa Vista-RR)

Solução Inovadora: Win Time- SESI Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado (Boa Vista-RR)

Apresentação: Delta Droids- Manaós Tech (Manaus-AM)

 

Categoria Design e Desafio do Robô

Design Mecânico: Autobots CMPM3- 3º Colégio Militar da Polícia Militar (Manaus-AM)

Programação: Black and White- Escola SESI Dr. Francisco Garcia (Manaus-AM)

Estratégia & Inovação: World Doctors- Instituto Federal do Amazonas-IFAM (Manaus-AM)

 

Categoria Core Values

 

Inspiração: Team Prodixy- Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus-AM)

Trabalho em Equipe: Macunaima- SESI Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado (Boa Vista-RR)

Gracious Professionalism: Tucumanos- Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus-AM)

 

Champion’s Award

1º Lugar: Elev3r – SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)

2º Lugar: Lego Master- Escola SESI Pe. Francisco Luppino (Parintins-AM)

3º Lugar: Adsumus- SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)

 

Classificadas para o nacional

Elev3r: SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)

Lego Master: Escola SESI Pe. Francisco Luppino (Parintins-AM)

Adsumus: SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (Vilhena-RO)

World Doctors: Instituto Federal do Amazonas-IFAM (Manaus-AM)

I’ Robot: Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação – CCTI (Boa Vista-RR)

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!