Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Equipe de Robótica do SESI disputa vaga para Etapa Nacional do TBR neste sábado

A equipe Robotizar da Escola SESI Abrahão Sabbá, no município de Itacoatiara, compete neste sábado, 20, na etapa regional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), na categoria Middle 1. O resultado será divulgado durante a live de premiação, a ser transmitida pelo canal do YouTube do TBR.

Formada por 10 alunos do 5º ano do ensino fundamental, a equipe participou, de forma virtual, do processo de avaliação da etapa regional 1 do Torneio Brasil de Robótica, com as regiões Norte, Nordeste e os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, realizada no último sábado, 14, no qual se classificaram para a final e disputarão o troféu com mais 11 equipes.

De acordo com o professor e coordenador da equipe Robotizar, Genarde Trindade, a equipe dedicou-se ao tema “Eliminação do trabalho infantil”, e foram avaliadas nas áreas Engenharia e Tecnologia; Mérito Científico; e Organização e Método.

Em Engenharia e Tecnologia, a proposta é utilizar a plataforma de simulação Open Roberta Lab (com o tapete exclusivo desta temporada) para realizar o maior número de missões em dois minutos, além de montar um trabalho digital que apresenta as técnicas, estratégias e métricas usadas na programação.

O coordenador da equipe explica que a equipe Robotizar inovou para maior movimentação e precisão do robô. “Adaptou-se o robô para a utilização de dois sensores de cor que permitiam o maior reconhecimento das áreas coloridas do tapete e possibilitando maior precisão durante a realização das atividades”, disse o professor, para acrescentar sobre o uso do sensor ultrassônico quando o robô estava em áreas pequenas para realização de manobras, conseguindo assim bom êxito na realização do desafio prático.

Já no Mérito Científico, a proposta é proporcionar e disseminar conceitos, fomentar atitudes e deixar um legado para as futuras equipes de robótica de como um trabalho deve ser elaborado. “Este ano o tema central é a “Eliminação do trabalho infantil”, desta forma, nossa equipe definiu e elaborou a pesquisa intitulada “O trabalho infantil no brasil: uma pesquisa exploratória na internet”, tendo como principal objetivo utilizar a internet de forma segura como ferramenta exploratória para identificar qual o atual cenário do trabalho infantil no Brasil”.

Como resultado, a equipe identificou que os problemas sociais causados pela pandemia levaram ao aumento do trabalho infantil nos anos 2020 e 2021. “E, como trabalhos futuros da pesquisa, pretendemos realizar uma ação educacional em nossa escola para debater com os outros alunos sobre este tema tão importante para a sociedade”, disse Trindade.

Na área de organização e método, a proposta é estimular as equipes para que saibam bem gerenciar as atividades desenvolvidas, já que existem diferentes áreas para montar o planejamento. “Nossa equipe identificou que poderíamos ser mais produtivos se nos separássemos em grupos menores e que cada grupo ficasse responsável por uma das áreas de avaliação”, revela o professor. De acordo com o coordenador, as equipes se dividiram em três grupos, cada grupo com seu líder para ajudar na gestão das atividades.

O SESI Amazonas, com a equipe Robotizar, disputará com mais duas equipes pela vaga para a Etapa Nacional do TBR. “Estamos esperançosos por essa classificação, mas podemos dizer que o grande prêmio já conquistamos, que é promover experiências enriquecedoras para nossos alunos e possibilitar o desenvolvimento de habilidades importantíssimas para uma sociedade cada vez mais conectada, como a autonomia, o trabalho em equipe e a resolução de problemas”, disse Trindade.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!