Terminou em festa a 19ª edição dos Jogos SESI, na Arena da Amazônia, nesta sexta-feira (29), com direito a rodada dupla nas finais do futebol e entrega de medalhas e troféus nas seis modalidades da competição: futebol de campo, futebol sete (máster e principal), futsal, vôlei de quadra e vôlei de praia. Para as empresas Moto Honda e Salcomp, a vitória em campo no futebol masculino e feminino, respectivamente, coroou as melhores campanhas em toda a competição, em 2019, nos dois naipes. Iniciados em abril, os Jogos SESI reuniram, em sete meses, cerca de 5 mil trabalhadores-atletas de 138 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
O time bicampeão da Moto Honda não teve dificuldade para vencer o time da Nissin Brake, repetindo o resultado da final de 2018. Mas, ao contrário daquele ano, com decisão nos pênaltis, agora a Honda cravou os 3 gols que definiram o placar no tempo regulamentar. A Nissin reagiu no final do segundo tempo e o atacante Adeilson ainda conseguiu furar a zaga adversária e deixar a sua marca com um gol. O técnico Rodnei de Freitas reclamou da arbitragem que, segundo ele, fez vista grossa para um pênalti “claríssimo” da Honda, o que, na sua avaliação, poderia ter mudado o rumo da partida. Não deu. Os gols da Honda foram marcados por Ulisses, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, por Sérgio e Tony Panza, este no segundo tempo.
Na torcida da Honda, um trio de esposas aguardou ansioso o início da partida para ver os maridos em campo. Mesmo sem entender absolutamente nada de futebol, Larissa Carvalho, 31, Brenda Maciel, 25, e Irlane Duarte, 24, prometiam muitos gritos se os gols viessem. Além de morar na mesma região, entre os bairros de Santa Luzia e Morro da Liberdade, na zona Sul, as três famílias têm outro fator que favorece a união além do futebol: os maridos atuam nos mesmos setores de pintura e solda da Moto Honda da Amazônia.
Na fileira abaixo, o samba não parava um minuto, com os quatro integrantes do grupo de pagode Sem Compromisso, contratado da terceirizada da Honda, LMaximus. Surdo, caixa, repique e chocalho seguraram o ritmo até o fim, sob o comando de José Luiz, 21.
Na segunda torcida mais numerosa e menos barulhenta, a da GBR, que disputou e perdeu para a Salcomp a final, no feminino, por 4 a 0, a ex-jogadora Adaíde Nascimento, 46, tentava levar o seu time para frente no grito, ora reclamando da técnica, ora indicado uma jogada de gol.
Adaíde, que trabalha na GTEC, um consórcio de empresas que atende à GBR, achou muito justa a homenagem que o SESI fez à colega, Elis Regina da Costa Brito, a Balão, que fez sua despedida do futebol na partida contra a Salcomp.
Antes do início das duas partidas, Elis Regina, aos 49 anos, recebeu das mãos do gerente do SESI Clube, Paulo Roberto Silva, um diploma de reconhecimento por sua atuação em 35 anos de futebol. No currículo, Balão, como é conhecida no meio esportivo, tem atuações pelo Fast, Sul-América, São Raimundo, Rio Negro e Nacional.
Na cerimônia de abertura, os times da Moto Honda, Salcomp, GBR e Nissin Brake ocuparam todo o gramado da Arena da Amazônia para formar o laço (humano) símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids, iniciativa do SESI para mostrar o compromisso da instituição com esta causa na antevéspera do dia mundial de luta contra a Aids.
Resultado final dos Jogos SESI 2019:
Placar final – Modalidades:
Futebol 7 Master
Philco 1º lugar
Moto Honda 2º lugar
Mitsuba 3º lugar
Futebol 7 Principal Masculino
CTK 1º lugar
Mitsuba 2º lugar
Ocrim 3º lugar
Futsal Feminino
Salcomp 1º lugar
Keihin 2º lugar
Transire 3º lugar
Futsal Masculino
CTK 1º lugar
Semp TCL 2º lugar
Salcomp 3º lugar
Vôlei de quadra feminino
I-Sheng 1º lugar
Salcomp 2º lugar
Yamaha 3º lugar
Vôlei de quadra masculino
Moto Honda 1º lugar
I-Sheng 2º lugar
Yamaha 3º lugar
Vôlei de praia feminino
I-Sheng 1º lugar
Salcomp 2º lugar
Yamaha 3º lugar
Vôlei de praia masculino
Moto Honda 1º lugar
Yamaha 2º lugar
I-Sheng 3º lugar
Futebol masculino
Moto Honda 1º lugar
Nissin Brake 2º lugar
Philco 3º lugar
Futebol Feminino
Salcomp 1º lugar
GBR 2º lugar
Honda 3º lugar (ganhou por W x O da Panasonic)
Campeãs gerais:
Feminino
Salcomp 1º lugar
I-Sheng 2º lugar
Yamaha 3º lugar
Masculino
Moto Honda 1º lugar
Philco 2º lugar
CTK 3º lugar