
Para atender as demandas do eSocial, o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) apresentou a empresas locais sua mais nova plataforma digital multicanal, inteligente e completa para a gestão de programas e soluções voltadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), o SESI Viva +, que será lançado em 17 de janeiro. A reunião contou com representantes de micros e pequenas empresas que têm prazo até janeiro de 2020 para adequar-se aos procedimentos do eSocial.
O gerente de SST do SESI, Cláudio Palheta, explica que a plataforma é multicanal e, portanto, pode ser acessada via internet, tablet e aplicativo de celular. Funciona como central de relacionamento entre empregador e seus empregados, com comunicação mais rápida e eficiente. É inteligente, por conter dados estratégicos, com indicadores e sistemas embarcados, e gestão dos processos de SST e da Promoção da Saúde (PS) modelados pelo SESI, que detém grande experiência nas áreas.

Para João Matos, gerente de produção da Padaria Lisboa, associada ao Sindicato de Panificação do Estado do Amazonas (Sindpan), a iniciativa do SESI é muito boa. O empreendimento, já cliente de consultas médicas e odontológicas do SESI, pretende também expandir a parceria com o uso da plataforma digital. “Vai ficar mais fácil para nós centralizarmos todos os serviços e informações que precisamos repassar ao eSocial”, disse Matos.

Os dados exigidos pelo eSocial já são fornecidos pelas empresas, mas devem ter coerência e interação entre os campos, disse a gerente de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), Nelsi Lunière. “O eSocial unifica em seis eventos as obrigações vinculadas à SST, e a plataforma vem para dar o suporte que as empresas irão precisar para não ser penalizadas”, frisou Lunière.
Garantir a elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) pode evitar multas de até R$ 4.124,45, assim como a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) evita multas de até R$ 181.284,63, sendo esses dois dos principais programas essenciais para o funcionamento das empresas no mercado, com garantia de saúde e segurança para seus empregados.

“Escolhemos o SESI pela referência no mercado, em serviços prestados às indústrias e empresas em geral. Para gente é uma satisfação enorme fechar com o SESI que vem ao encontro de nossa estratégia, que é automatizar nossos processos, buscar melhoria contínua e qualidade de vida do trabalhador”, disse o diretor-presidente da empresa Zelar Soluções, José Cardoso Filho, ao fechar parceria com o SESI pela primeira vez.
Para mais informações, entrar em contato com a equipe de Relações com o Mercado do SESI Amazonas, por meio do número (92) 3186-6621 ou pelo e-mail [email protected].