Esta quinta-feira, 30, também foi de volta às aulas para os pequenos alunos matriculados na Escola SESI Dr. Francisco Garcia, no Distrito Industrial. E, como sempre, um dia de muita choradeira de pais e filhos na hora de entregar as crianças aos cuidados da creche.
A preparação dos pais antes de chegarem ao ambiente escolar é essencial para que as crianças se sintam seguras e o momento da separação se torne mais tranquilo, ensina a psicóloga Mara Regina Tavares, que faz o acompanhamento da acolhida aos pais e crianças da escola nos primeiros dias de atividade da creche na volta das férias.
Para isso, Tavares orienta que os pais, quando possível, envolvam a criança na compra do material escolar, fardamento, e principalmente, frequentem o ambiente escolar, pelo menos no período de uma semana antes da ida da criança à escola, para que ela se adapte e se envolva com o novo mundo que irá frequentar diariamente, passando segurança para ela.
“Segurança é o que demonstra a professora ao abraçar e atender cada criança de forma individual, conforme a sua necessidade, mas não é apenas isso que fará com que essa criança se sinta bem, os pais também precisam passar essa segurança de maneira lúdica para que ela não sinta tanto a diferença”, frisa a psicóloga.
Os pais, assim como os filhos, também recebem atenção especial ao chegar ao SESI, pois muitas das vezes a criança está preparada para caminhar, mas os pais nem tanto, como é o caso da jornalista Ruthiene Bindá, mãe do Rafael, de 1 ano e dois meses, que deixou pela primeira vez na escolinha do SESI e não conseguiu segurar as lágrimas, sendo acalmada pelas profissionais da instituição.
“Ele nem chorou, a mãe é que chorou, que está aflita, mas sabemos que é o melhor para o desenvolvimento pessoal dele. Gostei muito da estrutura que o SESI tem, sei que aqui tem profissionais qualificados para cuidar dele, mas coração de mãe é coração de mãe, acho que não fujo à regra de ficar aflita”, disse Bindá.
Para os industriários que deixam seus filhos no SESI, a localização e a confiança na instituição, além de poder contar com os ensinamentos pedagógicos oferecidos pela creche são pontos primordiais para a escolha do SESI, como explica a engenheira Monique Miranda, da empresa Samsung, mãe do aluno Lucas, de 2 anos.
“Para a gente (pais) é supercômodo porque é perto do trabalho, temos maior confiança, a gente tem contato direto com o SESI por meio do serviço social da empresa em que trabalho, então qualquer probleminha a gente já fica sabendo rápido, tem a facilidade do horário, sendo flexível de acordo com o nosso horário de trabalho, conseguimos deixar cedinho o nosso filho aqui e quando saímos recebemos ele na própria empresa. Essa parte é muito facilitada para nós. E tem o lado pedagógico também, porque não é só uma creche que fica com a criança, eles têm as aulas, têm a parte de pedagogia mesmo. Para mim é sensacional, meu filho se desenvolveu muito bem aqui, eu supercurto o SESI. Por mim, não tiro”, disse a mãe de Lucas.
De acordo com a gerente da escola, Maria Acilda Santos, muitas mudanças estão acontecendo na unidade para melhorar o ensino e se adequar aos novos métodos conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Estamos mudando a rotina dos professores com os alunos, implementando esportes para oferecer às crianças a partir dos 3 anos, além de realizar eventos que também as incluam” disse a gerente.
Na Escola SESI Dr. Francisco Garcia, localizada no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, funciona a maior creche da região, com capacidade para cerca de 2 mil crianças a partir de 4 meses até os 5 anos de idade. Mais informações sobre matrículas do SESI podem ser obtidas pelos telefones (92) 3234-0610 e (92) 98406-2798.
Para visualizar mais imagens da Escola SESI Dr. Francisco Garcia acesse https://tinyurl.com/w2gdfxx
Volta às aulas em Iranduba https://tinyurl.com/wya9azu
Volta às aulas em Parintins https://tinyurl.com/tko84ru