Em celebração aos 25 anos de atividades, a Escola SESI Dr. Francisco Garcia, localizada no Distrito Industrial, prestou ontem homenagem à professora Lúcia de Fátima Barbosa Santos, profissional falecida há três anos e que se dedicou por 44 anos às escolas SESI. De acordo com a gestora Maria Acilda Santos, a professora Lúcia de Fátima abraçou a missão de educadora e a exerceu de forma mais completa e incomparável, especialmente na Escola SESI Dr. Francisco Garcia.
Na ocasião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, o ex-presidente da FIEAM, Francisco Garcia, a filha da homenageada, Lucia Claudia, e a pediatra Graça Mateus descerraram a placa, que agora denomina o auditório da escola como “Auditório Lúcia de Fátima Barbosa Santos”.
O presidente do Sistema FIEAM e diretor regional do SESI Amazonas, Antonio Silva, disse que os 25 anos da Escola SESI Dr. Francisco Garcia enche de satisfação o Sistema FIEAM, principalmente por ser a escola referência em educação infantil (com creche e berçário), e também em ensino fundamental (até o 5º ano).
“É um espaço destinado, primordialmente, a atender os filhos e demais dependentes dos trabalhadores da indústria (95%), mas atende também filhos de toda a comunidade com a mesma qualidade reconhecida. Até hoje já foram atendidos aproximadamente, 35 mil alunos”, complementou Silva.
Silva também destacou a equipe multiprofissional que dedica a educar e atender os alunos da unidade, como é o caso da também gerente, Sinthia Cavalcante, ex-aluna do SESI, e que também é filha de ex-professora do Sistema FIEAM.
Francisco Garcia parabenizou toda a equipe pelo trabalho maravilhoso realizado nesses 25 anos. Falou sobre a importância que a creche tem para os industriários, que necessitam de um espaço para deixar seus filhos com segurança e cuidados necessários para que os filhos e dependentes tenham uma boa educação e saúde em dias.
Homenagem
A filha da homenageada, Lúcia Cláudia Santos, agradeceu o carinho e ressaltou a dedicação da mãe às escolas SESI Amazonas. “Agradeço a todos pela presença, e principalmente a Deus, pela oportunidade vivida com minha mãe. Hoje eu me sinto honrada em ter o reconhecimento dessa casa, no qual fiz parte, assim como meu filho que estudou na instituição”, disse emocionada a filha da homenageada.
Presenças ilustres
A programação contou com a participação de autoridades, como a promotora de Justiça Especializada em Direitos de Família, Anabel Vitória de Souza, que agradeceu o convite e lembrou sobre a importância do SESI para o Amazonas e a Educação. “O trabalho do SESI não é dispensável, é um trabalho que precisa ser mantido, e que a sociedade precisa”, disse a promotora.
Além dela, o delegado da Receita Federal do Amazonas, Leonardo Barbosa Frota, superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, Júlio de Melo e Lima, Pró-reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Orlem Pinheiro de Lima, gerente das creches municipais de Manaus, Wissilene Brandão.