Em clima de aventura no espaço, as crianças de 4 meses a 3 anos foram recebidas na Escola SESI Francisco Garcia
A manhã deste 1º de fevereiro foi marcada pelo retorno das atividades da creche da Escola SESI Francisco Garcia, localizada na Avenida Governador Danilo de Matos Areosa – Distrito Industrial. Ao todo foram recepcionadas mais de 450 crianças, de quatro meses a três anos. De acordo com a gestora Sinthia Cavalcante Medeiros, a maioria dos alunos é novatos. “Estamos recebendo com muita alegria crianças que, pela primeira vez, estão saindo do seu território familiar para interagir e se integrar com os demais colegas, com o corpo pedagógico e o corpo técnico”, disse, ao acrescentar que apesar dos desafios da adaptação escolar as expectativas são as melhores possíveis.
Nelson Gonçalves, de 44 anos e há 15 anos trabalhando na Moto Honda, atualmente no setor de grupo técnico, explica que escolheu o SESI para matricular o seu filho graças às indicações de amigos, que sempre recomendaram a instituição. O industriário também ressalta que a escola é de grande ajuda na sua rotina profissional. “O fato de meu filho estar aqui sendo bem cuidado e aprendendo tanta coisa diferente, em relação a outras creches, me ajuda a ficar mais tranquilo no meu emprego”, explica o pai de Noah, que vai completar dois anos no próximo dia 8.
Já a auxiliar de produção da empresa PST Eletrônica, Daine de Souza Oliveira, 34 anos, mostra que o seu histórico de satisfação com o serviço do SESI foi um dos pontos principais ao decidir matricular sua segunda filha na escola, Emily Emanuele, de oito meses. “O Lucas Gabriel, meu filho mais velho, estudou aqui desde os quatro meses e ficou até os cinco anos, então eu já tenho uma boa experiência, gosto muito da escola”, elogia Daiane.
Para bem recepcionar as crianças neste dia especial, Selma de Souza, nutricionista da Escola SESI há 20 anos, explicou como funciona as refeições idealizadas para os alunos. “A creche oferece três refeições diárias, sendo as refeições dos berçários diferenciadas entre três cardápios formatados, de acordo com a faixa etária da criança e respeitando as necessidades nutricionais de cada uma”, detalhou, ao enfatizar a importância do envolvimento familiar na adaptação de paladar e introdução alimentar. “É importante que os pais conheçam o nosso cardápio e, em conjunto, tentem introduzir em casa alguns alimentos, para que esse período inicial seja mais tranquilo”.
Em atenção às necessidades emocionais, a psicóloga da Escola SESI Francisco Garcia, Deborah Damasceno, detalha alguns procedimentos criados para transmitir segurança e acolhimento aos alunos, como a escolha da temática da decoração da creche para que o momento de boas-vindas se torne, justamente, algo colorido e divertido. “A temática de 2023 foi denominada ‘Uma aventura no espaço’ e o setor da Psicologia é o “planeta calma”, onde as crianças recebem apoio e uma série de atividades para ajudá-las no seu processo escolar”.
A psicóloga também dá algumas dicas para os pais que enfrentam dificuldades na adaptação de seus filhos. “Primeiramente, é bom que a família possa conhecer o SESI e a equipe que vai receber a sua criança, além de procurar sempre falar de forma positiva em relação à escola. No momento de deixar o seu filho na sala, é recomendado também trabalhar o emocional, para assim poder transmitir a segurança necessária”.