
Quer saber o que acontece nos lares brasileiros na hora das refeições? Estreia no próximo sábado (28.05), às 14h30, na TV Brasil, o reality show Cozinha Brasil – Série Receita de Família. Serão 36 programas, com 26 minutos de duração cada, divididos em dois blocos de 13 minutos. A iniciativa é uma parceria do Conselho Nacional do SESI e da EBC.
A produção entrou na casa de sete famílias de São Paulo (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belém (PA), Curitiba (PR) e da região Nordeste. Durante mais de um mês, a equipe espionou os hábitos alimentares e cardápios do dia-a-dia. Em todos os programas, a nutricionista e chef de cozinha Aline Rissato foi às compras, pôs ordem na despensa, mexeu nas panelas e sentou-se à mesa das famílias Silva, Cruz, Mesquita, Franco, Viana Paes e Rodrigues.

Agora, Cozinha Brasil – Série Receita de Família apresenta ao público que é possível combinar saúde e sabor na mesma receita, servindo como estímulo à mudança de hábitos. Entre o abrir e o fechar da geladeira, até mesmo quem tem restrições alimentares – como diabéticos, hipertensos, obesos e cardíacos – aprenderá a montar um cardápio especial, comendo de forma correta e prazerosa, com alimentos da estação e da região.
No reality show mais temperado do Brasil, Aline Rissato dá dicas sobre os alimentos com alto valor nutricional, como estocá-los e prepará-los de forma saudável e saborosa. Descendente de italianos, a nutricionista que passou a adolescência lutando contra a balança, ensina também como aproveitar todas as partes e propriedades dos ingredientes, sem desperdício e baixo custo.
O programa é realizado pelo Conselho Nacional do SESI, em parceria com a TV Brasil, e produzido pela Cinevídeo. Ele dá sequência à iniciativa da instituição que, inspirado no programa Alimente-se Bem, em 2004, lançou nacionalmente o Cozinha Brasil, que ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

Segundo a coordenadora nacional do Cozinha Brasil, Gina Marini Ferreira, a intenção do reality show é levar os conceitos do programa Cozinha Brasil para dentro da casa dos brasileiros, mostrando que, mesmo no mundo moderno, é possível fazer simples mudanças no dia-a-dia que podem oferecer mais qualidade de vida aos brasileiros. “As dicas são básicas e acessíveis a todos: organizar bem o tempo, manter uma alimentação balanceada e variada, com valorização, aproveitamento integral dos alimentos e baixo custo na preparação”, afirmou.
Como está a mesa dos brasileiros
Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado recentemente, mostra que os brasileiros se alimentam, cada dia mais de forma inadequada. A pesquisa indica, por exemplo, que a população diminuiu drasticamente a compra de itens básicos como arroz, feijão e açúcar e que as frutas e verduras, que deveriam corresponder a uma proporção entre 9% e 12% das calorias diárias ingeridas, representam apenas 2,8%. O documento revela ainda que carnes, cereais, hortaliças ou frutas ocupam menos espaço no carrinho do supermercado do que deveriam. Atualmente, as bebidas e infusões são os itens mais adquiridos.
Serviço
Cozinha Brasil – Série Receita de Família
Transmissão
Sábado, 28.05, às 14h30, na TV Brasil.
Para saber como sintonizar a TV Brasil, acesse http://tvbrasil.org.br/comosintonizar/.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação – Conselho Nacional do SESI
Márcia Milanésio (61) 3217 0714
Ynaiana Leite (61) 3217 0745
Paloma Santos (61) 3217 0746
E-mail: [email protected]



