Atletas do SESI Amazonas arrebataram o troféu campeão do desfile de abertura e o 3º lugar na soma geral de medalhas nas categorias mirim-petiz, infantil e sênior no Meeting Internacional das Fronteiras Norte de Natação 2023, realizado de 14 a 16 de julho, em Boa Vista (RR). Vinte e oito nadadores do SESI Clube do Trabalhador participaram das competições.
Mais de 160 atletas do Acre, Amazonas e Roraima competiram nas provas chanceladas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Houve competições nas categorias: mirim (nove e 10 anos), petiz (11 e 12 anos), infantil (13 e 14 anos), juvenil (15 e 16 anos), júnior (17,18 e 19 anos) e sênior (a partir dos 20 anos).
Alex Rodrigues, de 17 anos, pratica natação há 10 anos. O atleta destacou-se na competição de 50 metros peito, ao quebrar o recorde estadual da categoria Júnior de Roraima e garantiu a medalha de atleta mais eficiente, juntamente com a medalha de ouro. Esse foi o segundo recorde oficial da carreira do nadador, repleta de competições.
“Boa vista foi a primeira cidade onde tive a oportunidade de competir. Desde então, fui ao todo oito vezes para Roraima, sendo três Meeting’s e cinco campeonatos de velocidade. Também pude participar de torneios Norte e Nordeste em João Pessoa, Fortaleza, Salvador e Belém, além de um Amazônia Ocidental, realizado em Porto Velho. Entre os campeonatos brasileiros estão também os JEB’S”, explicou o atleta, que na mesma competição, ainda recebeu a medalha de bronze nos 100 metros borboleta, prata nos 200 metros peito, prata nos 50 metros livre e outro ouro nos 100 metros peito.
Alex destaca que para alcançar esse desempenho realizou um preparo de três meses até a viagem, com treinos bem intensos, não apenas fisicamente, mas principalmente mental. “Sentir o apoio de todos os meus amigos, pais e do treinador Clemilson foi o que me ajudou a ter confiança quando eu já estava cansado. O SESI se tornou muito mais que uma equipe, eles (os membros da equipe) se tornaram uma família para mim, o apoio de cada um foi surreal”.
O também medalhista na categoria Junior, Luan Adegas de 18 anos, detalha que a rotina de treinos no SESI Clube é bem completa e periodizada. “Nossos técnicos geralmente dividem os treinos para fundistas e velocistas, assim dando mais ênfase nas provas que você nada. A nossa preparação é um processo longo, não é uma preparação de dias ou semanas, e sim de meses.”
“Emanuely nada desde os nove anos no SESI e eu me sinto muito orgulhosa e emocionada, pois assisto aos treinos e vejo seu esforço para estar cada dia melhor”, compartilha Francélia de Castro, mãe da nadadora de 16 anos que conquistou oito medalhas na categoria juvenil. A responsável também afirma que acompanhar a rotina da filha atleta é árdua, mas muito gratificante.
Um dos treinadores da equipe, Clemilson da Mata, contou que a competição Meeting Internacional das Fronteiras é uma competição da qual há algum tempo o SESI não participava e que, por isso, foi feito um planejamento com os atletas, professores e coordenação da equipe, o que gerou os ótimos resultados e a conquista de 69 medalhas.
“O SESI vem se destacando cada vez mais nas competições regionais e nacionais, nós acabamos também de classificar três atletas nos Jogos Escolares (Jebs) e estamos nos fortalecendo para conseguir mais vitórias e trabalhando agora para as competições do segundo semestre”, afirma o treinador.