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Amatra premia destaques do SESI no tema Cidadania, Trabalho e Justiça

A Associação dos Magistrados Trabalhistas da 11ª Região (Amatra XI) premiou os melhores trabalhos sobre noções básicas de direito do trabalho e direitos fundamentais, desenvolvidos pelos alunos das Escolas SESI no Amazonas. “Ver o resultado por meio da arte e a participação dos alunos nos dá muita alegria, ainda mais por saber que o tema Cidadania, Trabalho e Justiça está sendo bem assimilado pelos alunos do SESI”, destacou a diretora da Amatra XI e coordenadora regional do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), juíza Selma Hauache.

Alunos das Escolas SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa (Manaus), David Nóvoa Alvarez, no município de Iranduba, Abrahão Sabbá, em Itacoatiara e Padre Francisco Luppino, município de Parintins, foram premiados na sexta-feira, 18, em solenidade presencial e virtual realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas).

De acordo com a gerente da Escola SESI de Iranduba, Viviane Barroso, a importância das EPIs no local de trabalho motivou as crianças a desenvolverem a temática por meio de desenhos. “Esse trabalho vem agregando muito valor para nossos alunos, professores e para toda comunidade escolar como um todo”, disse Barroso.

Na categoria Desenho, as alunas de Iranduba, Heloísa Christina, 4º ano e Isabela dos Santos, 5º ano, ganharam a medalha de ouro. No momento da premiação houve exibição de vídeo com encenação sobre a importância do uso correto do EPI.

Em Redação, o destaque maior foi para Daiamara Charlyne Cavalcante, 1º lugar com o tema “Discriminação no ambiente de trabalho”, e em Poesia, o 1º lugar ficou com a aluna Beatriz da Silva, autora de “Constituição cidadã de 1988 e a discriminação no ambiente de trabalho”, da Escola SESI Abrahão Sabbá.

A Escola SESI Padre Francisco Luppino participou nas categorias Poesia e conferiu o 1º lugar para a aluna Helena Garcia; em Desenho, classificou-se em 1ª lugar a aluna Myrellen Silva, ambas agraciadas com medalhas de Ouro; em Paródia destacaram-se os alunos do 8º ano com o tema “Direitos trabalhistas” e do 9º ano com o tema “Erradicação”. As equipes receberam Placas de Honra ao Mérito 2022.

Os alunos do 9º ano da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa venceram na categoria Vídeo e receberam da Amatra XI, Troféu de Honra ao Mérito 2022, por apresentarem o tema “Discriminação de gênero no mercado de trabalho”.

Segundo Selma Hauache, a equipe da Amatra XI conseguiu desenvolver todas as fases do programa com a partição dos professores, dos juízes e, principalmente dos alunos, de forma telepresencial, porque ainda tinham uma certa insegurança por conta da covid-19, mas em 2023 irão mesclar alguns encontros presenciais com o telepresencial, até porque, dessa forma, ajuda e muito na questão da logística, facilitando o trabalho com as escolas que ficam fora da capital, como Iranduba, Itacoatiara e Parintins.

O evento foi prestigiado também pelo juiz do trabalho da Amatra XI e coordenador de apoio do programa, Igo Zany Côrrea, e pela juíza do trabalho da Amatra XI, Larissa Carril.

 

O programa

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é executado em cadeia de etapas, desenvolvidas ao longo do ano letivo, com a formação do núcleo de trabalho e planejamento das ações de cada ano coletivo.

O núcleo de trabalho é composto por juízes, advogados, membros do Ministério Público, delegados, servidores do Judiciário, estudantes de Direito e de outras áreas do conhecimento, todos voluntários, cujas contribuições consistem em planejar, coordenar e executar as ações, de acordo com o plano pedagógico elaborado pela Escola dos Magistrados Trabalhistas da 11ª Região (Ematra 11) e com o cronograma entabulado entre os partícipes deste termo.

São realizadas reuniões de “sensibilização” dos destinatários diretos do programa: professores, operadores do Direito, voluntários e também de entidades que podem a vir se tornar parceiras do programa, a fim de formar da Educação em Direitos Humanos e de efetivação desses direitos.

O programa prevê formação de multiplicadores, distribuição do material didático (cartilha e outros materiais), aulas e debates nas escolas e “Encontros Tira-Dúvidas” pelo Núcleo de Trabalho, visitas guiadas aos órgãos do Poder Judiciário, e mostras artísticas a partir do aprendizado adquirido.

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