Alunos do Amazonas criam projetos de inovação em logística e automação

Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) voltará a reunir alunos da Região Norte no desafio em formato presencial

Equipe de Iranduba idealiza ferrovia em BR-319

Retornando ao formato presencial, a nova temporada do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) está agendada para os dias 22 e 23 de abril, com o tema Cargo Connect, e já rende projetos inéditos das equipes das Escolas SESI em Iranduba, Itacoatiara e Parintins. Desafiados a idealizarem propostas inéditas voltadas para o futuro do transporte.

Robotizar é o nome da equipe da Escola SESI Abrahão Sabbá, em Itacoatiara, município localizado a 268 quilômetros de Manaus. Atentos às inovações tecnológicas em logística, os alunos do 6 º e 8º ano irão apresentar o projeto “Workshop de Automatização de Processos Manuais”. A ideia inicial, segundo o professor do SESI e técnico da equipe, Genarde Marcelo, é realizar uma palestra sobre os avanços tecnológicos na indústria, propondo em seguida uma situação-problema que visa automatizar os processos manuais de uma fábrica de produção de óleos e essências da Amazônia.

Em Parintins, aluna apresenta o aplicativo MIDS

“A aplicação do Workshop irá suceder na Faculdade de Tecnologia SENAC Amazonas, em Itacoatiara, aos acadêmicos dos cursos de graduação em Tecnologia em Logística, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Cosmética e Estética”, explicou o professor.

A equipe Lego Master da Escola SESI Padre Francisco Luppino, em Parintins, 369 quilômetros em linha reta de Manaus, dedica-se ao projeto “MIDS: Sistema de Entregas”, que busca resolver a logística relacionada às entregas dos produtos comprados pela internet.

Alunos de Itacoatiara realizam estudo de viabilidade na agência do SENAC

Os alunos criaram um aplicativo, multiplamente integrado, com o objetivo de melhorar a conexão entre empresas e pessoas que têm interesse de se tornar entregadoras. “Assim, os clientes ajudam as empresas, as empresas ajudam os entregadores da comunidade e os entregadores ajudam os clientes”, relatou Helyssandro Tavares, professor do SESI e técnico da equipe, que recorreu à parceria com UEA (Universidade do Estado do Amazonas), que por meio de seus professores palestrou e ensinou a equipe a projetar o aplicativo.

Em Iranduba, a equipe Engenheiros do Futuro, composta por nove integrantes do 4° ano e 5° ano, aposta no projeto “O impacto da logística do Norte”, voltado para o transporte de insumos e produtos que precisam trafegar pela Br-319 para chegar ao destino final. A ideia dos alunos é a criação de uma ferrovia que ligasse o trecho do meio do Careiro a Humaitá. “Quando pensamos na ferrovia foi devido ao menor impacto que traria para o meio ambiente”, ressaltou a professora Débora Mesquita, técnica da equipe.

Esses e outros projetos fazem parte da etapa regional norte do Torneio SESI de Robótica FLL. A competição este ano tem 20 equipes, formadas por estudantes de escolas públicas e privadas dos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia e Roraima.