Pela primeira vez no Teatro Amazonas, Maria de Souza, 47, não escondia o encantamento com a história e estrutura do espaço. “Eu ainda não tinha tido oportunidade de entrar no Teatro, que é uma riqueza nossa, porém nem todo mundo da turma, por exemplo, já tinha visitado, assim como o Palácio da Justiça, que é outro patrimônio histórico, por isso só tenho que agradecer ao SESI por proporcionar isso aos alunos”, contou a aluna do 9º ano de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI) que, juntamente com 100 colegas do 6º ao 9º ano, fizeram um tour para conhecer, além do Teatro, Palácio da Justiça, Galeria do Largo, Casarão de Ideias, encerrando as atividades escolares de história e geografia, com um piquenique na Ponta Negra.
“Foi uma experiência única”, descreveu o aluno Francisco Antônio Lima, 56, do 8º ano da EJA SESI. Ao visitar os pontos turísticos no centro da cidade, o estudante ressaltou a importância da experiência. “Foi muito interessante ter uma aula na prática e presencial, além do encontro com os colegas de sala de aula também, gostei e espero que todos tenham tirado proveito disso”.
Divididos em grupos e seguindo os protocolos de segurança (uso de mascara, álcool em gel e apresentação da carteira de vacinação), os alunos na última semana (dias 8, 9 e 10) tiveram suas primeiras atividades presenciais da Nova EJA em formato 100% virtual. Com acompanhamento dos professores, as turmas trabalharam em salas de aulas virtuais o conceito histórico de cada local visitado e, posteriormente, farão apresentação sobre as visitas em lives ao vivo para os outros alunos e demais convidados.
“Queremos que a cada nova atividade como essa, o aluno se empodere e se sinta capaz de apresentar e falar sobre o que aprendeu desses locais para o público, mesmo que a plateia seja seus próprios colegas de classe. A ideia é que, quando desafiados nessa apresentação ao vivo, os alunos além de avaliados nas temáticas de história e geografia, também desenvolvam a linguagem, postura e apresentação diante dos professores que estarão avaliando também de forma remota”, explicou a coordenadora da EJA SESI, Iara Marinho.
Como parte do portfólio de atividades e avaliações da Educação de Jovens e Adultos do SESI, esses projetos externos já fazem parte da grade curricular no ensino dos alunos ao longo dos anos, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e trabalhado de acordo com as novas diretrizes curriculares do grupo Somos Educação, dividida nas áreas de conhecimento: Linguagem e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
O ambiente virtual de aprendizagem on-line Plurall, do grupo de educação básica Somos Educação, está disponível no Portal SESI de Educação, por onde os alunos assistem às aulas de forma 100% on-line e com a integração do Sistema de Gestão Escolar (SGE). Algumas ferramentas do Google For Education, como Google Classroom e Meet, além do Microsoft Teams também são utilizadas para encontros diários ao vivo com os professores e agendamento de provas e atividades.
“Dentro das áreas de conhecimento trabalhadas no projeto queremos de alguma forma trazer a matemática para desenvolver em uma só atividade diferentes itinerários formativos. O intuito é sempre promover essa integração, além de melhorar a sociabilização e o incentivo ao conhecimento deles para as áreas”, disse Marinho, ao acrescentar que esses mais de 100 alunos que fizeram parte das visitas estão participando das aulas 100% remotas da Nova EJA SESI que teve entrada durante a pandemia, por isso ainda não tinham tido contato uns com os outros.
Matrículas abertas
O SESI estará encerrando, no próximo dia 25, seu último período de matrículas em 2021 para Educação de Jovens e Adultos 100% on-line. Com matrículas abertas para novas turmas do ensino fundamental e médio, o ensino remoto é gratuito para o trabalhador da indústria, seus dependentes e público de baixa renda.
Os interessados podem fazer a matrícula de forma presencial de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h na Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, no Aleixo. Mais informação entre em contato pelo Whatsapp (92) 98404-3683/ 98443-0890.