Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aluno vence barreiras e conclui ensino médio pela EJA SESI

“A partir de agora vocês não usarão mais a camisa da escola nos encontros presenciais, a próxima roupa será o uniforme da empresa ou da profissão que vocês escolherem”, declarou ontem (28) a gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Patrícia Bezerra, na solenidade de formatura de 173 alunos no Ensino Médio, no auditório Arivaldo Silveira Fontes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas).

A metodologia “Projeto de Cursos EJA”, de acordo com a gestora, tem como foco principal o aluno-trabalhador, que em plena vida adulta precisa conciliar os estudos, o trabalho, a família, o lazer e as inúmeras obrigações.

Como é o caso do formando Valdir Nelson Gonçalves, 42 anos, casado e com quatro filhos, que retomou os estudos na EJA SESI no início de 2017, mas precisou parar as aulas por várias vezes, já que não conseguia conciliar a rotina de estudante com a de motorista de rota, que na época não tinha horário regular. “Muitas das vezes eu ia para a aula e dormia, pois, saindo de lá, ia direto para o trabalho, era corrido”, conta ele.

O formando explica que a maior dificuldade enfrentada na juventude foi ter formado família muito cedo. “Quando construímos família já temos uma certa dificuldade com os estudos”, disse. Gonçalves parou de estudar na terceira série, levado a trabalhar para sustentar a família. Seu primeiro filho, Victor Nelson, 19 anos, também é estudante da EJA SESI online.

“Eu sempre tive vontade de terminar meus estudos, só que meu trabalho sempre foi muito cansativo, porém, a minha esposa sempre me dava forças para que eu terminasse os meus estudos, e eu queria mudar de vida, arranjar emprego em uma empresa boa, e hoje, graças a Deus, por meio da conclusão dos meus estudos, eu consegui”, disse ele.

Ao voltar a estudar, de forma online, o aluno foi surpreendido pela covid-19, doença que superou após ser entubado. “Foi muito difícil para eu voltar a me recuperar de novo, e eu tive que ser muito forte, porque ainda tinha o desejo de ver minha família bem e meus filhos formados, como esse (Victor Nelson) que estuda no SESI”, afirmou ele.

O formando também lembra que nova pausa nos estudos foi necessária, quando seu filho de 8 anos sofreu um aneurisma e precisou passar por uma cirurgia arriscada. Filho com saúde recuperada e com o ensino médio concluído, o aluno agora planeja cursar uma faculdade, no curso de Logística. “Eu tenho essa vontade, esse sonho e eu vou correr atrás”, anunciou Gonçalves.

O formando também lembrou dos mestres que o incentivaram, como a professora de História, Magda Guimarães. “Ela foi uma das minhas primeiras professoras, e sempre falava que ainda ia me ver formado, eu dizia para ela que eu ia conseguir, apesar de tudo, porque não é fácil a gente conciliar estudo com trabalho e família. E eu consegui”, destacou Valdir.

A professora de química, Félix Rafaiella, homenageada pela turma, disse que se sentiu surpresa por ser lembrada, principalmente, por lecionar uma matéria que não é tão amada pelos alunos.

Na ocasião, a gerente de operações do SENAI Amazonas, Ivana Guimarães, disse aos formandos que é muito importante para a instituição participar desses momentos e, principalmente, ver que todo o trabalho feito no dia a dia deu resultado.

Os formandos apresentaram aos seus familiares e demais presentes uma paródia da música “We are the world”, de USA For Africa, que ficou com o título de “Recomece”, em um coral espetacular.  A letra foi criada pela professora de língua portuguesa, Erica Roque dos Santos.

O evento também contou com a participação de representantes das empresas Ifer da Amazônia, Ramilson Magalhães, e TAI Engenharia, Antônio Lamek Costa.

 

Acesse o link e baixe as suas fotografias:

https://drive.google.com/drive/folders/1jTdKipIae_LIZUGbJpv8-vjcIS2V3VOE?usp=sharing

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!