Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alunas do SESI propõem solução antipoluição no Amazon Stem Adventure 2024

Alunas do ensino médio da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa vão propor solução de combate à poluição do ar amanhã (4) e sexta-feira (5) no Amazon Stem Adventures 2024 (ASAD). O evento a ser realizado das 8 às 17 horas, na sede do Stem Lab, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), promove a troca de conhecimentos por meio de trabalho em equipe, da colaboração e da integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares.

O SESI será representado pela equipe do SESI, formada pelas alunas Amanda Natália Silva, Laura Silva e Ana Beatriz Silva, do 1º ano do ensino médio, itinerário de linguagem e ciências humanas, e por Maria Julia Lopes e Raquel Cassiano, do 2º ano do itinerário ciências da natureza, sob orientação dos professores Ana Caroline Duarte e Nicanor Tiago Bueno. A equipe participa do projeto do Clube de Ciências da Escola SESI, dedicado à exploração e investigação de diferentes áreas da ciência.

A equipe vai apresentar o projeto de Detecção de fuligem em ônibus para a melhoria da qualidade do ar em Manaus. “Com base nos dados coletados, pretendemos tomar medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade”, disse Amanda Silva.

Para detectar o estado do ar, as alunas irão utilizar um dispositivo contendo os sensores PMS3003 (sensor de partículas finas), sensor de temperatura (que monitora a temperatura ambiente) e sensor de umidade (que medirá a umidade relativa do ar). Segundo a equipe, será utilizada uma impressora 3D para construção do dispositivo que vai acoplar os sensores, que custaram R$ 167,88 reais.

O detector de fuligem será instalado em pontos estratégicos, principalmente, em pontos de ônibus e locais com grande fluxo dos veículos. Quando detectados níveis elevados de fuligem, o sistema enviará um alerta para representantes de órgãos competentes, incentivando ações para reduzir a poluição.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!