Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ação Global faz mais de 90 mil atendimentos no Amazonas

Voluntária afere pressão arterial de usuária da Ação Global

A população de Manaus respondeu, mais uma vez em grande número, ao convite da cidadania e lotou as dependências do Clube do Trabalhador, neste sábado (05), para receber serviços gratuitos oferecidos pelo programa Ação Global, iniciativa em nível nacional do SESI em parceria com a Rede Globo. No total, 45.118 pessoas tiveram acesso a consultas médicas e odontológicas, emissão de documentos, informações sobre benefícios previdenciários, elaboração e emissão de currículos, Bolsa Família, entre outros, o que somou 90.235 atendimentos.

Como nas 17 edições anteriores do programa no Estado, os serviços de saúde foram os mais procurados pela população. Segundo a gerente de Saúde do SESI/AM, Conceição Costa, 18 médicos de várias especialidades atenderam voluntariamente a população. “Tivemos clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, fisioterapeutas, dermatologista e ortopedista, além de fazermos encaminhamentos para consultas com mastologista e oftalmologista no próprio SESI nos dias normais de atendimento”, disse ela.

A aposentada Maria Lopes Simões, 73, moradora do bairro São José 3, foi uma das mulheres encaminhadas para fazer o preventivo e o exame de mamografia no SESISAÚDE. Maria, que foi acompanhada por uma das filhas, se consultou com a médica ginecologista Adriana Lima, voluntária do Exército. “O atendimento foi abençoado”, disse a aposentada.

Maria de Lourdes conseguiu atendimento em família

A dona de casa Maria de Lourdes, 29, levou o marido, Edmar, e os cinco filhos (Yasmin, Edmar, Karina, Kauã e Kauane) para receber atendimento médico em família, na Ação Global.  “Gostei muito do atendimento, foi rápido. Conseguimos consulta com pediatra, ginecologista e ainda vacinamos a turma, foi ótimo”, disse a mãe.

Entre outros serviços na área da saúde, foram disponibilizados triagem com medição de pressão arterial e peso, teste de glicemia, imunização, orientação sobre saúde bucal, além da oferta de 11 tipos de vacinas, incluindo a H1N1, aproveitando o dia nacional de vacinação contra a gripe.

Segundo a gerente de atenção básica do Distrito de Saúde Leste da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Ismar Lima dos Santos, a Ação Global é uma grande oportunidade para atender a demanda reprimida de pacientes. “Trouxemos oito clínicos, seis pediatras e montamos um posto de vacinas para beneficiar a população” disse.

A dona de casa Maria Bernardina, 57, moradora do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, aproveitou a oferta de medicamentos para aviar suas receitas. “Eu venho todos os anos para a Ação Global. Por aí é difícil conseguir consulta médica, aqui sou atendida sem muita demora e ainda levo os remédios para casa. É uma bênção”, disse.

Antonio Silva e Phelippe Daou

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, com a Ação Global o Sistema Indústria, com a ajuda de muitos parceiros, monta uma rede nacional de solidariedade acreditando que pode influir no resgate da cidadania de milhares de brasileiros socialmente excluídos.

Acompanhado do superintendente do SESI/AM, Luiz Medeiros, e outros diretores do Sistema FIEAM, Antonio Silva, se disse honrado com a visita de um dos principais parceiros do SESI/AM na Ação Global, o presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, o jornalista Phelippe Daou.

Ações de cidadania

Para muita gente, as ações de cidadania fizeram a diferença nessa 18ª edição da Ação Global, respondendo por grande parte do atendimento prestado pelas 131 organizações, entre empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), empresas do comércio e órgãos públicos estaduais, municipais e federais que assumiram a parceria com o SESI neste ano.

A emissão de documentos foi uma das áreas mais procuradas. Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira do Trabalho e do Idoso, emissão do CPF, foram documentos muito procurados pela população.

O Tribunal Regional Eleitoral montou uma estrutura com 20 funcionários para atender uma demanda estimada em 500 pessoas. De acordo com o coordenador de Infraestrutura do TRE, Rodrigo Carvalho, as pessoas que procuraram o estande do tribunal não encontraram dificuldades para conseguir o Título de Eleitor (1ª e 2º vias), além de transferência do documento para outras cidades. Segundo Carvalho, o TRE se antecipou ao dia da Ação Global, atendendo desde o dia 23 de abril, no Clube do Trabalhador uma média de cem pessoas por dia. Ele disse que, como este ano serão realizadas eleições, a procura está sendo muito grande e que o Tribunal Eleitoral, vai estender a emissão de título de eleitor nos dias 7, 8 e 9, no prédio da própria Instituição, encerando a programação deste ano.

Arley Barroso, 18, foi um dos que conseguiram tirar o título pela primeira vez, tornando-se apto para votar nas próximas eleições, em outubro deste ano. Arley cursa o 2º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Ernesto Penafort e reside no Novo Aleixo, zona Leste.

 

Empresas

 

Dinâmica de orientação profissional da Tenace Engenharia

A Tenace Engenharia, empresa de montagem e manutenção industrial com aproximadamente 590 empregados, participou da Ação Global com 14 voluntários, oferecendo serviços de orientação profissional para o mercado de trabalho. A coordenadora da atividade, Marisangela Alves, destacou que a Tenace encarou o desafio de não só realizar o cadastro de currículos, mas também de tornar essa iniciativa uma ação mais abrangente no alcance de promover a cidadania das pessoas que participaram do evento.

“Trouxemos uma equipe para fazer o cadastro de currículos e desenvolver dinâmicas sobre como se comportar em entrevista de trabalho, entregamos cartilhas e orientamos candidatos para alcançar melhores resultados em processo seletivo para emprego”, explicou Marisangela.

 

Saúde doméstica

A dona de casa e autônoma Albertina Carvalho, de 63 anos, participou da Oficina Ambiental Horta Caseira, oferecida pela Moto Honda da Amazônia durante a Ação Global. Para a cozinheira e fabricante de salgados, as noções de como fazer o plantio de hortaliças é fundamental para o resultado final dos salgados que vende na Zona Leste. A partir das informações adquiridas na oficina, Albertina pretende cultivar uma horta doméstica com os principais condimentos que utiliza na preparação de seus salgados.

A proposta da Moto Honda nesta Ação Global foi mostrar que qualquer pessoa que tem espaço livre em casa, com incidência de sol, pode cultivar temperos, ervas medicinais e aromáticas, hortaliças e legumes. De acordo com o especialista do Departamento de Gestão Ambiental da Honda, Walkimar Lima, a horta doméstica agrega benefícios para toda a família, pois os alimentos plantando em casa são livres de adubos químicos.

“Realizamos todos os anos a oficina sofre horta caseira e informamos que é fácil, rápido e benéfico ter uma plantação pequena de hortaliças e condimentos em sua residência. Vale a pena separar um local para cultivar em vasos ou jardineiras sementes como cebolinha, arruda, menta, salsa, tomate, coentro, entre outras. Com essa iniciativa, a Honda exerce mais uma vez a responsabilidade social”, declarou Walkimar.

 

Parceira do SESI em vários eventos, a Moto Honda participou da Ação Global com 25 voluntários e desenvolveu oficinas beneficiando cerca de 600 crianças sobre pintura, desenho, dinâmica ambiental e distribuição de revista com conteúdo ambiental, além de horta caseira.

O gerente da Coordenadoria de Meio Ambiente e Segurança no trabalho, da Honda,  Renato Castrofo, destacou a importância do trabalho realizado pela empresa, ressaltando que as informações que as crianças receberam sobre sustentabilidade e meio ambiente vão possibilitar que elas desenvolvam uma nova cultura ambientalista. “Essa crianças serão os gestores da sustentabilidade no futuro”, disse.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!