
Com a expectativa de prestar mais de 100 mil atendimentos para até 55 mil manauaras, acontece neste sábado (18), a partir de 8h, no Clube do Trabalhador do Amazonas (Alameda Cosme Ferreira, 7.399, no São José), a Ação Global 2013, programa desenvolvido pelo SESI Amazonas em parceria com a Rede Amazônica de Televisão, e voltado à prestação de serviços gratuitos à população nas áreas de saúde, lazer e cidadania.
Neste ano, quando chega à 20ª edição no Amazonas, a Ação Global tem a mulher como tema geral. Além da ênfase no atendimento na área da saúde, com exames preventivos, ultrassonografia e mamografia, consultas com clínico geral e ginecologista, entre outras especialidades, o programa vai oferecer o “Espaço Mulher”, onde serão oferecidos serviços, como higienização e massagem capilar, limpeza de pele, massagens nas mãos e técnica de maquiagem. O espaço vai funcionar no Salão de Eventos do Clube do Trabalhador, com participação de parceiros como Instituto Embelleze, Mary Kay, Amazônia Viva, Natura, Top Internacional e Consulado da Mulher.
O atendimento à mulher, na Ação Global 2013, começou com uma semana de antecedência. Desde a última segunda-feira (13), a Carreta da Mulher, unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está estacionada dentro do Clube do Trabalhador, com a oferta de 60 exames diários de mamografia e 50 de ultrassonografia.
Neste sábado, durante a Ação Global, serão oferecidos 400 exames na carreta, metade para cada especialidade. Uma parte desses exames será destinada para mulheres que já vêm com encaminhamento médico. O restante será para mulheres atendidas pelo médico na própria Ação Global.
De acordo com a gerente de Responsabilidade Social do SESI Amazonas, Simônica Sidrim, coordenadora do programa, o principal objetivo da Ação Global é montar uma rede de solidariedade para proporcionar o acesso de brasileiros à cidadania, qualidade de vida, entretenimento e lazer. “Para muita gente de Manaus, a Ação Global é um programa de lazer. Muitos pais vêm para se divertir, trazer os filhos para brincar, jogar, cortar o cabelo”, diz ela.
PARCERIAS
A Ação Global 2013 terá a participação de 125 parceiros, dos quais 38 são empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), e 1.680 voluntários, no atendimento em saúde, cidadania, educação, esporte, cultura e lazer. Nas ações de cidadania, o público terá orientações jurídicas, sobre benefícios previdenciários, sobre direitos do consumidor e até sobre postura e ética profissional.
Na emissão de documentos, um dos serviços mais procurados nas edições anteriores, o público poderá emitir a primeira via da Carteira de Identidade, Carteira Profissional e Carteira do Idoso. Também haverá atendimento do Programa Bolsa Família, Seguro Desemprego, FGTS, Crédito Imobiliário e empréstimos pessoais, estes oferecidos pela Caixa Econômica Federal.
Para quem procura capacitação, a Ação Global vai oferecer cursos rápidos na área de hotelaria, além de oficinas de geração de renda com resíduos sólidos e vassoura artesanal feitas de garrafas pet. Nas atividades de lazer e cultura, haverá, durante todo o dia, apresentações de teatro, shows musicais, exibição de filmes, jogos e visita monitorada ao Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) especialmente para as crianças.
A Ação Global é programa nacional realizado pelo SESI em parceria com a Rede Globo e emissoras afiliadas. Reúne instituições públicas, privadas e organizações não governamentais para prestar serviços à população. Em Manaus, será realizada em horário corrido, de 8h às 17h, e vai ocupar os quase 170 mil metros quadrados do Clube do Trabalhador, dividido em dois ginásios poliesportivos e um salão de eventos para mais de 1.000 pessoas, além de corredores e áreas externas. O acesso ao Clube é gratuito.
