Presente nos 27 Departamentos Regionais do SESI, a EJA já atendeu mais de um milhão de alunos trabalhadores. Um resultado da adesão de empresas, secretarias estaduais e municipais de educação, prefeituras, sindicatos, igrejas e associações comunitárias que se preocupam com a formação de cidadãos.
O SESI Amazonas é responsável pela implantação e capacitação dos profissionais, supervisão, definição metodológica, avaliação e certificação dos alunos. Utilizam-se instrumentos pedagógicos e curriculares adequados às características regionais e diferentes formas de atendimento presencial, semipresencial e a distância:
- Alfabetização de Jovens e Adultos (Pró-Cidadão);
- Ensino Fundamental 1ª a 4ª série (Pró-Cidadão e SESIEduca);
- Ensino Fundamental 6ª a 9ª (SESIEduca e Novo Telecurso);
- Ensino Médio (SESIEduca e Novo Telecurso);
- EBEP – Educação Básica (SESI) articulada com Educação Profissional (SENAI);
– Pró-Cidadão
Pró-Cidadão abrange a alfabetização de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental (1ª a 4ª série). Ao final do curso, o aluno será capaz de ler e compreender mensagens escritas, expressar-se oralmente e realizar as operações simples de matemática. Além de promover a cidadania: o homem, meio-ambiente e sociedade.
– SESI Educa
Idealizada pelo SESI/RJ, é disseminado pelo SESI Nacional para os outros estados brasileiros. Sua metodologia é baseada em estrutura modular destinada aos jovens e adultos com a seguinte estrutura:
- Sala de aula multi seriada;
- Teoria alinhada às práticas cotidianas;
- Atendimento realizado em locais diversificados: Escolas do SESI, empresas, centros comunitários, sindicatos, igrejas, entre outros;
- Calendário letivo diferenciado do ensino regular;
- O aluno pode interromper seu curso ou se ausentar por períodos prolongados sem prejudicar as atividades curriculares;
- Credenciamento e reconhecimento do certificado de conclusão pelo Conselho Estadual de Educação;
- Avaliação contínua;
SESI Educa atua no Ensino Fundamental (1ª a 9ª) e Médio. De 1ª a 4ª série, as turmas são com 30 alunos, aulas modulares (73) e 2 horas diárias durante a semana. As classes de 6ª a 9ª são formadas com 40 alunos, 3h por dia e 289 módulos. O Ensino Médio também disponibiliza ambientes para 40 alunos, 3h20min diárias e 401 módulos.
– Novo Telecurso
É uma alternativa para a formação e qualificação profissional de jovens e adultos que não concluíram os seus estudos. São desenvolvidos conteúdos programáticos direcionados ao Ensino Fundamental (6ª a 9ª) e Médio, englobando questões de cidadania e empreendedorismo. Os recursos pedagógicos incluem livros e tele aulas alinhadas ao cotidiano. O site do Novo Telecurso é http://www.novotelecurso.org.br.
– Educação Básica (SESI) articulada com Educação Profissional (SENAI)
- Promove a Educação Básica em nível fundamental por meio da EJA – Educação de Jovens e Adultos;
- Qualifica profissionalmente com cursos de Instalações Elétricas Prediais do SENAI;
- 18 meses de curso, sendo os seis primeiros direcionados para Educação Básica e os demais concomitantes com a Educação Profissionalizante;
- Carga horária de 4 horas diárias.