
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial lançou oficialmente hoje (8) o Laboratório Aberto SENAI de Inovação com a largada do Grand Prix SENAI de Inovação, uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nacional), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
De acordo com o diretor regional do SENAI Amazonas, Aldemurpe Barros, no decorrer do GP, as equipes terão a oportunidade de “prototipar” as suas ideias, utilizando a impressora 3D fornecida pela empresa Amazon Print, parceira no evento, para assim ver a real utilidade das suas soluções. “Estamos aqui para realizar a nossa missão, promovendo a educação e a transferência de tecnologias para melhorar a competitividade da nossa indústria e assim contribuir para o crescimento econômico do nosso estado”, disse o diretor.
O laboratório visa dar o apoio necessário a empreendedores e jovens talentos que precisam de uma infraestrutura para transformar seus projetos em algo real, concreto e útil para o mercado, suprindo uma lacuna existente no mercado.
Serão 48 horas de disputa para apresentar soluções ao desafio sobre como melhorar o sistema de suprimentos na indústria, considerando os aspectos de insumos, fornecedores, processos internos e possibilidades de logística reversa, observando os problemas de logística interna na indústria; monitoramento desde a extração de matéria prima ao produto final; qualificação de fornecedores de produtos naturais; mapeamento de fornecedores; energia e comunicação com fornecedores e extrativistas em ambientes remotos; e reuso de produtos eletrônicos.
O desafio tem como um dos principais critérios a ligação com a área de eletroeletrônicos e indústrias. E para solucionar esse desafio, o GP conta com representantes de empresas e startups de Manaus, além de empreendedores e alunos do SENAI e do SESI.
A largada foi dada com três equipes multidisciplinares, com no máximo nove integrantes em cada equipe, chamadas de escuderias, responsáveis por criar soluções inovadoras para atender as demandas do desafio proposto no GP. As escuderias são formadas design de produto, professores, alunos de graduação e técnico, e empreendedores.
As soluções dos desafios serão exibidas para votação por meio de telões espalhados no local, podendo ser vistas por investidores, empresas e instituições parceiras. A solução mais votada terá o protótipo físico do produto elaborado, assim como o modelo de negócio para o mercado. Para votar basta acessar a plataforma gpsenai.induct.no, cadastrar-se e votar, as votações encerram às 16 horas, do dia 10 (sexta-feira).
Para o especialista em desenvolvimento industrial do SENAI Departamento Nacional, Fábio Pires, o GP é uma metodologia criada para trabalhar a cultura da inovação. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas entendam e conheçam metodologias que proporcionam um desenvolvimento mais rápido de novos produtos/serviços no mercado, e assim gerar retorno para essas empresas ou apoio no nascimento de novas empresas”, disse Fábio.
De acordo com Fábio, existe a possibilidade dos competidores regionais participarem da etapa nacional, dando uma oportunidade ao competidor mostrar seu potencial para um número maior de interessados em tecnologias e soluções inovadoras. “Um dos objetivos do GP é tentar observar os talentos que surgem dentro das competições regionais, para podermos escolher depois os melhores para participarem da competição Nacional”, frisou Fábio.
“A intenção do SENAI com a realização do Grand Prix de Inovação no Amazonas é voltar o olhar para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), para as ideias inovadoras que poderão ajudar muito a alavancar as demandas impostas às empresas”, disse o diretor do Instituto SENAI de Inovação, José Casarini.
Após o evento, os projetos ficarão disponíveis no Banco de Ideias, localizado no site do SENAI Nacional (www.portaldaindustria/senai/), para avaliação de empresas e startups que queiram investir em inovação.
A programação segue até a próxima sexta-feira (10) na sede do SENAI, localizada na Av. Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial.
[nggallery id= 165]
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM
Tel: (92) 3186-6576 Fax: (92) 3233-5594
E-mail: [email protected]
http://www.facebook.com/sistemafieam
Twitter: @fieam @sesiamazonas @senaiamazonas @ielamazonas