A Escola SENAI Waldemiro Lustoza está com matrículas abertas para o novo curso de Instalador de Gás Natural Veicular, com início previsto para 9 de setembro, na escola localizada no bairro Cachoeirinha. O anúncio foi feito pelo coordenador da escola, professor José Alan Moreira.
“O curso de GNV (Gás Natural Veicular), em parceria com a empresa WDG, na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, oferece uma excelente oportunidade para profissionais em mecânica automotiva. Ao especializarem-se na instalação e manutenção de GNV, esses profissionais podem atender a uma demanda crescente por veículos mais econômicos e ecologicamente corretos”, ressalta o coordenador da escola.
Segundo Moreira, a parceria com a WDG, empresa renomada no setor automotivo e gás natural veicular, garante acesso a tecnologias avançadas e práticas atualizadas do mercado. Além disso, o curso proporciona uma vantagem competitiva, permitindo que os profissionais ampliem seu leque de serviços e alcancem novos clientes, diz José Alan.
“A formação no SENAI, reconhecida pela sua qualidade e relevância, valoriza ainda mais o currículo do profissional, aumentando suas chances de empregabilidade e potencial de crescimento na carreira”, acrescenta.
O engenheiro mecânico e instrutor da WDG Automotiva, Wallace Silva, disse que o SENAI é a instituição que lançou esse curso em primeira mão por conta da necessidade do mercado profissional na área. “A gente acredita que hoje o mercado está competitivo e, com o aumento de preço da gasolina, há uma carência de profissional capacitado, certificado, para atender as empresas da área. As empresas estão necessitando de um profissional que tenha essa capacitação que o SENAI está oferecendo nesse momento”, disse o instrutor.
O instrutor acredita que o curso veio em boa hora, principalmente para aquela pessoa que precisa enriquecer o seu leque de conhecimento na carreira. “Por ser credenciado no conselho, a pessoa que fizer o esse curso, irá adquirir conhecimento para lidar com o sistema de gás natural veicular. O eletricista, o mecânico, por não ter conhecimento do uso do gás natural veicular nos carros automotores, perde muitas vezes o serviço”, diz.
Silva também explica que, mesmo certificada, a pessoa não pode atuar de qualquer jeito, em qualquer lugar. Para atuar na área, o profissional precisa estar em uma empresa credenciada pelo Inmetro e, segundo ele, só existem em Manaus apenas três ou quatro empresas. “Você vai se tornar um instalador do kit GNV, mas ainda não pode atuar sem autorização do Inmetro, você tem que procurar uma empresa que trabalhe no ramo GNV para se empregar, não pode instalar na sua casa. Não basta estar apto, tem que estar em uma empresa credenciada”, diz.
O instrutor também alerta a todos que buscam esses profissionais para realizarem a instalação de GNV em seus veículos. “O GNV, o risco dele é a questão do abastecimento, pois trabalha com uma alta pressão, 220 volts. Então é importante toda pessoa que for fazer uma instalação, sempre entrar no site do Inmetro para conhecer as empresas credenciadas para evitar problemas futuros”, alerta.
O curso do SENAI tem duração de 100 horas e seu investimento é no valor de R$ 640,00, parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito ou à vista no boleto bancário. De acordo com o instrutor, em média, o técnico, o instalador engenheiro, ganha R$ 2.500 a 3.500, fora as comissões, dependendo da empresa.