Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oficinas no SENAI demonstram uso de tecnologias na construção civil

A Escola SENAI Demóstenes Travessa, localizada na avenida Rodrigo Otávio, 2829, abriu ontem suas portas para receber estudantes em busca de formação técnica, com oficinas voltadas para tecnologias da área de construção civil e industrial, dando a oportunidade para que o público se inteire de novas expertises e, assim, encontre o seu lugar no mercado de trabalho.

O instrutor do SENAI Amazonas, Sebastião Silva, conduziu a oficina de “Smart Home”, dedicada à automação residencial. Por meio de acionamentos inteligentes, utilizando touch e comandos de voz, foi demonstrado como controlar a iluminação, funcionamento de eletrodomésticos e da parte hidráulica. “Então, por exemplo, se eu quiser ligar a bomba elétrica de água para encher uma caixa d’água, seja de uma casa, empresa ou até na indústria, eu posso agora facilmente realizar um comando de voz, mas para isso é necessária uma configuração específica, que hoje ensinamos nos cursos de elétrica e hidráulica”, explica o instrutor.

O estudante da Escola Estadual Antóvila Mourão Vieira, Matheus Zeick, 17 anos, também investe nos cursos no SENAI. Já realizou o de administração e informática, e afirma que pretende cursar mais alguns. “Depois visitar o Mundo SENAI senti muito interesse em realizar outros cursos técnicos, algo voltado para essa área tecnológica, que envolva a realidade aumentada, que foi abordada hoje”, conta o visitante.

O instrutor Jean Oliveira, que ministrou a oficina “Transformação digital com realidade aumentada na Indústria 4.0”, explicou sobre como a realidade aumentada (RA) pode ser empregada na manutenção e reparos dentro da indústria. “Com essa ferramenta, técnicos poderão utilizar óculos de RA para receber instruções em tempo real sobre como reparar máquinas, além disso, possibilita realizar simulações realistas para treinamento de funcionários, permitindo um aprendizado mais rápido e seguro”, esclarece Oliveira, acrescentando que a AR também pode contribuir para o controle de qualidade, dentro da inspeção visual de produtos, identificando defeitos que não seriam visíveis a olho nu.

Alunos do SESI Ensino de Jovens e a Adultos (EJA), Gleidson Mateus e Maria Celiane apresentaram, na ocasião, o projeto “Tartaruga”, em parceria com o Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que tem por objetivo despertar o interesse no curso superior de Biologia.  “Como a EJA tem foco no mundo do trabalho, oferecemos a experiência e a oportunidade de trabalho em diversas áreas do conhecimento”, afirma a gerente do SESI EJA, Patrícia Bezerra.

A programação do Mundo SENAI continua nesta sexta-feira, 9, em Itacoatiara (Escola SENAI Ernesto Thalheimer), Iranduba (Agência SENAI Elias Jacob Benzecry), Parintins (Escola SENAI Padre Francisco Luppino) e em Manaquiri, este último por meio do Barco-escola SENAI Samaúma II. A programação completa pode ser acessada pelo site www.fieam.org.br/senai ou pelas redes sociais Instagram e Facebook SENAI Amazonas.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!