Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mery Malhas obtém mais eficiência energética com o Brasil Mais Produtivo

Programa nacional que impulsiona produtividade e digitalização das indústrias será tema de Roadshow no SENAI/AM em 12 de junho

A indústria de confecções Mery Malhas Confecções, localizada em Manaus, é um exemplo de como o investimento certo pode gerar impactos imediatos na produtividade e nos custos operacionais. Com cerca de 50 funcionários e uma produção mensal de até 20 mil peças de uniformes, a empresa participou do Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) e teve como foco a consultoria em eficiência energética, área crítica para o seu crescimento.

“O compressor da empresa trabalhava acima da capacidade, causando vazamentos que elevavam a conta de energia e prejudicavam o funcionamento das máquinas. Com o apoio do B+P, corrigimos esses gargalos e reduzimos em 17% a conta de energia. Foi uma mudança essencial para a nossa estabilidade e crescimento”, afirma Edson Amorim Xavier, diretor administrativo e financeiro da empresa. Segundo ele, a meta é que a Mery Malhas Confecções se torne uma das três maiores do setor no Estado.

Lançado em 2024, o Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e faz parte da Nova Indústria Brasil, política pública que busca transformar a base industrial do país com foco em inovação e sustentabilidade. O programa é realizado em parceria com o SENAI, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), oferecendo soluções de manufatura enxuta, eficiência energética e transformação digital para micro, pequenas e médias indústrias em todo o país.

O programa do governo federal oferece consultorias especializadas para aumentar a eficiência e a competitividade de micro, pequenas e médias empresas industriais. Até 2027, o B+P vai disponibilizar R$ 2 bilhões para apoiar os empresários na adoção de tecnologias, digitalização de processos e melhoria da gestão produtiva, com foco em resultados rápidos, práticos e mensuráveis no chão de fábrica.

No Amazonas, o SENAI/AM já concluiu 38 atendimentos, com outros 16 em andamento, totalizando 54 empresas industriais beneficiadas até o momento. A meta para 2025 é alcançar 63 micro e pequenas empresas e quatro médias empresas, priorizando consultorias práticas e personalizadas.

Roadshow B+P

O público terá a chance de conhecer essas histórias de sucesso no primeiro Roadshow Brasil Mais Produtivo no Amazonas, que em Manaus, será promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), e o Sebrae Amazonas, no dia 12 de junho, às 14h, no Auditório Arivaldo Silveira Fontes, na sede do SENAI/AM. O evento é voltado a empresários, representantes de sindicatos, associações industriais e demais interessados em aumentar a produtividade com apoio de especialistas.

O Roadshow contará com apresentação do programa, painel com cases locais como o da Mery Malhas, Amazon Ervas e outros, vídeos institucionais e orientação sobre como as empresas podem se inscrever e participar.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis na Plataforma de Produtividade: www.brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
error: Content is protected !!